segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Gelado de whisky com crocante de amêndoa


Mais um mês passou e entramos em Agosto. Isto significa que chegamos a mais um "Dia um na cozinha" e este mês o tema é dos melhores, gelados :D 
Com um tema destes, ninguém consegue virar costas e diria mesmo que este ano, os gelados não param de sair cá em casa. Diria mesmo que andámos viciados e por isso vou testando novos sabores, repetindo outros e refrescando-me entre cada colherada. Este gelado que deixo aqui hoje é dos que mais repeti este ano, adorei o sabor e a consistência super cremosa. Poderia dizer que é mesmo dos meus preferidos e espero que gostem tanto como eu :)


Ingredientes (para 500ml de gelado):
- 3 ovos
- 200ml de natas
- 70g de açúcar
- 60ml de whisky
- bolo de chocolate picado (ou bolachas de chocolate em alternativa)
- caramelo líquido qb
- praliné de amêndoa para a cobertura (opcional)

Bata as natas com metade do açúcar até espessar, junte as gemas e bata mais um pouco até obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar até obter um merengue. Junte as duas misturas com uma espátula e coloque na sorveteira. Quando o gelado estiver quase com a consistência desejada, desligue a máquina e envolva o whisky. Volte a ligar a máquina e deixe solidificar mais um pouco. 
Coloque metade da mistura num recipiente, verta um fio de caramelo líquido, espalhe o bolo esfarelado. Por cima deste coloque o restante gelado, mais um fio de caramelo líquido e leve ao congelador até à hora de servir. Sirva acompanhado com o praliné de amêndoa se gostar :)

Para o praliné, leve ao lume uma frigideira com uma colher (chá) de margarina e uma colher (sopa) de açúcar. Deixe derreter e quando começar a ganhar cor, junte amêndoa palitada e deixe ganhar cor. Retire do lume, verta para uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer. Pique grosseiramente com uma faca e reserve.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...