segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Risotto de cogumelos com ervilhas e crocante de chouriço


Quem me segue já conhece a minha paixão por risottos. Desde que provei pela primeira vez nunca mais deixei de os comer e por sorte, todas as cobaias cá de casa também sofrem da mesma paixão. Sendo assim, volta e meia sai mais um e desta vez, da necessidade de gastar uns cogumelos perdidos no frigorífico, saiu este risotto com um toque crocante delicioso. Espero que gostem tanto como eu e virem também fãs :)


Ingredientes:
- arroz para risotto
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 200g de cogumelos
- 1 "mão" de ervilhas
- 2 cubos de caldos de galinha
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- azeite, sal e pimenta qb
- 1 fatia de broa de milho generosa
- 1 chouriço de carne (usei corrente)
- queijo da ilha qb


Comece por triturar a broa juntamente com o chouriço até obter uma farofa (usei a Yammi e triturei durante 20 segundos na velocidade 7). Leve ao lume uma frigideira e verta a mistura, mexendo de vez em quando até obter um preparado crocante. Reserve, mantendo-o quente.
Prepare o caldo para o arroz levando ao lume os cubos de caldo de galinha e água até ferver. Mantenha o caldo quente.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe refogar um pouco até a cebola amolecer e acrescente os cogumelos. Mexa e junte o arroz, envolva bem durante cerca de 20 segundos e acrescente o vinho. Deixe evaporar e junte a polpa de tomate e cerca de duas conchas do caldo. Mexa e deixe cozinhar até a água evaporar um pouco, vá acrescentando o caldo aos poucos até o arroz estar cozido. Cerca de 5 minutos antes de estar pronto, junte as ervilhas. Rectifique os temperos e no final acrescente o queijo, envolva bem e sirva de imediato, polvilhando com o crocante de chouriço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...