terça-feira, 9 de agosto de 2016

Summer pudding ou pudim de verão


Sabem aquelas receitas que têm marcadas para fazer mas que nunca mais saem do papel. Pois bem, esta é mesmo uma dessas, diria mesmo a mais antiga de todas. Desde miúda que gosto de folhear um livro de culinária da minha mãe, o "Doze meses na cozinha", um livro excelente de culinária dividido pelos meses do ano, tal como o nome indica. E quando passo pelo mês de Julho, dou sempre de caras com um pudim de verão de aspecto delicioso. No entanto, digo que o vou fazer mas acabo sempre por adiar e adiar, não sei bem porquê e com isto já lá vão cerca de 15 anos de espera :)
Quando vi que o desafio deste mês do Sweet World era precisamente o summer pudding, não tive desculpas e fui logo fazer, não fosse eu adiar mais uma vez. 


O Summer pudding (pudim de verão) é uma sobremesa inglesa composta por pão de forma branco e frutos vermelhos. É uma sobremesa que se tornou popular no século XIX e que supostamente fazia parte da alimentação dos doentes que não podiam consumir muito açúcar. 

O que vos posso dizer acerca desta sobremesa é que ela é muito saborosa, bem fresca e super fácil de se fazer. No dia em que a testei, estava com pouquissímo tempo e num instante estava pronta a refrigerar e ainda mais rápida foi a velocidade com que desapareceu. Eu acompanhei com gelado de nata e foi a combinação perfeita.


Ingredientes:
- 1000g fruta de verão variada
- 100g açúcar
- fatias de pão de forma qb (retire a côdea)

Comece por levar ao lume as frutas partidas em pedaços (descascadas se for o caso) com o açúcar e deixe ferver durante 3 minutos. Retire do lume, retire cerca de 3 a 4 colheres de sopa da calda e reserve.
Forre uma forma pequena (usei um pirex) com película aderente e depois cubra-a com o pão de forma. Tenha atenção para que toda a forma fique completamente revestida. Verta a mistura de frutos sobre o pão e cubra a superfície com mais uma camada de pão. Coloque um prato por cima e sobre este um peso para que todo o pudim seja pressionado. Leve ao frigorífico de um dia para o outro. 
No dia seguinte, desenforme sobre um prato de servir e use a calda que reservou para cobrir eventuais partes do pão que ainda se mantenham sem cor. Sirva acompanhado com natas batidas ou gelado de natas, a minha eleição.

Notas: 
- usei como frutos morangos, framboesas, amoras e mirtilos congelados, aos quais ainda juntei ameixas, cerejas e nectarinas.
- a quantidade de açúcar é variável, podem colocar mais ou menos, consoante o tipo de frutos e o gosto de cada um.

7º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Summer pudding"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...