quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Angel cake de laranja


As claras estão a acumular-se cada vez mais no congelador. Devagar, devagarinho, como quem não quer a coisa, vão-se juntando e com isso, ocupando espaço tão precioso. Como não gosto de ter demasiadas claras perdidas pelo congelador, no último fim-de-semana foi dia de as gastar e distribuir por uns quantos doces, por isso preparem-se porque vão surgir umas quantas receitas para aproveitarem claras.
Para começar esta minha saga, deixo aqui um bolo daqueles super fofos, mesmo leves e com um gostinho a laranja delicioso. A verdade é que desde que descobri os "angel cake" nunca mais pensei noutro tipo de bolo de claras, vou variando nos sabores e tenho sempre um bolo novo, delicioso e acima de tudo, sem a gordura típica que costumava encontrar nos bolos de claras.
Como é "Dia um ... na cozinha", desta vez a minha participação é mais simples mas não menos saborosa e assim deixo-vos aqui um bolo perfeito para o pequeno-almoço ou qualquer outra altura do dia, bem fofo e aromático, espero que gostem :)


Ingredientes:
- 8 claras (tamanho médio)
- 120g de açúcar 
- 120g de farinha com fermento
- raspa de 1 laranja
- 50ml de sumo de laranja


Ligue o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando estiverem volumosas, junte o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte o sumo e a raspa de laranja. Envolva delicadamente com uma espátula a farinha e verta a mistura para uma forma de buraco previamente untada levemente com óleo (eu costumo humedecer uma folha de papel absorvente e passar sobre a forma. Leve a assar a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco (cerca de 35 minutos).
Retire a forma do forno, vire ao contrário e deixe arrefecer sobre uma grelha, sem desenformar. Quando estiver frio, passe uma faca pela lateral da forma e desenforme (dê umas pancadinhas na forma até que este se descole). Decore a gosto, eu polvilhei com açúcar em pó.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...