segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Caracóis de queijo e chouriço


Mais uma semana que começa e desta vez com calor por isso tinha de deixar aqui uma sugestão perfeita para levar na marmita e comer num local ao ar livre, debaixo de uma bela árvore, a ouvir os passarinhos :)
A verdade é que gosto muito de massas levedas e por isso acabo por fazer muitas vezes algo com elas, sejam doces ou salgados. Desta vez, por necessidade de ter algo para colocar numa mesa de convívio em família, entre outras receitas, surgiram também estes caracóis que fizeram muito sucesso e são bem simples de se fazer. Como não gosto de fazer sempre a mesma coisa, vou variando nos recheios e assim nunca tenho algo repetitivo. Experimentem para um lanche, como entrada ou mesmo para levar na marmita.

Para a massa:
- 500g de farinha
- 250ml de leite
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal 

Para o recheio:
- 200g de chouriço corrente de qualidade picado
- 200g de queijo ralado
- oregãos secos qb 

Dissolva o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na máquina do pão, tendo o cuidado de não juntar o sal com o fermento. Coloque no programa "amassar e levedar" (o meu demora 1:30h). Depois de pronto, retire a massa para uma bancada enfarinhada e estique-a com o rolo. Espalhe o chouriço, o queijo e polvilhe com oregãos. Enrole e corte em fatias. Coloque-as num tabuleiro, deixe levedar mais 30 minutos e depois pincele-os com ovo batido ou leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, até que cozam e fiquem douradinhos (não deixe secar demais a massa).
Se não os quiser consumir todos, pode congelar já assados, em sacos plásticos. 

Notas:
- se quiser, pode separar um pouco de massa e depois de esticada, barre com manteiga e polvilhe generosamente com açúcar e canela. Enrole e leve ao forno. Terá assim uns caracóis doces deliciosos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...