sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Charlotte de ananás


Sobremesas são algo a que dificilmente resisto, especialmente ao fim-de-semana. E com claras para gastar, não tenho outro remédio a não ser fazer algo doce :D
Sempre achei as charlottes muito bonitas e além disso acho-as muito saborosas e aparentam sempre ser uma sobremesa muito trabalhosa. Esta é apenas mais uma das que se fazem cá em casa e fica muito agradável e vistosa, algo perfeito para embelezar qualquer mesa de festa.
Esta é a minha sugestão para a vossa sobremesa de fim de semana :)


Ingredientes:
- 200g de palitos de la reine
- 1 lata de ananás em calda (das grandes)
- 1 embalagem de gelatina de ananás light
- 200ml de água
- 200ml de natas
- 4 claras
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- caramelo líquido qb (opcional)


Coloque um aro sobre o prato de servir e forre as laterais e o fundo com os palitos (humedeça os biscoitos do fundo na calda do ananás). Reserve 3 a 4 fatias de ananás com um pouco de calda e corte as restantes em pedaços pequenos.
Leve ao lume 100ml de água e quando esta levantar fervura, junte a gelatina e dissolva-a bem. Acrescente os restantes 100ml de água fria e deixe arrefecer.
Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly. Misture a gelatina já fria e o ananás cortado. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta na forma e leve ao frigorífico até solidificar.
Entretanto, leve ao lume uma frigideira e cozinhe as rodelas de ananás reservadas (polvilhadas com um pouco de açúcar) até ganharem um pouco de cor. Se achar que estão a pegar à frigideira, junte um pouco da calda do ananás. Deixe arrefecer e depois coloque-as sobre a charlotte com um fio de caramelo líquido.

Notas:
- caso utilizem ananás natural, levem primeiro ao lume com um pouco de água e açúcar para cozinharem, caso contrário a sobremesa não vai solidificar.
- o caramelo líquido dá um toque levemente amargo à sobremesa que eu gostei bastante mas se não gostar, opte por descartar esta parte e polvilhe antes com coco ralado, por exemplo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...