sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aletria com molho de frutos silvestres


Cá em casa adorámos aletria. Ao contrário do arroz doce que raramente era comido por cá, a aletria sempre fez parte da nossa mesa ao longo do ano inteiro, quer estivéssemos no inverno como no verão. Desta vez, com um resto de massa para gastar guardada na despensa, deu-me a vontade de comer um pratinho novamente, mas desta vez com um toque diferente, uma nova cara. 
Posso dizer que a experiência correu bem e ficou muito saboroso. Uma nova versão de apresentação para um prato tradicional tão português que adoro e desta forma, quem sabe, vos trazer ideias já para a mesa de natal que agora já está a chegar muito rápido. 
Espero que gostem, por aqui já havia fãs de aletria e agora com esta versão já surgiram mais pedidos, estou tramada com os gulosos cá de casa (e eu incluída, é claro!)  


Ingredientes (cerca de 8 doses):
- 280g de massa aletria (usei Milaneza)
- 500ml de água
- 800ml + 150ml de leite
- 130g de açúcar
- 4 gemas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- casca de 1/2 limão

Para o molho:
- 350g a 400g de frutos silvestres (usei congelados)
- açúcar a gosto


Leve uma taça ao microondas com o açúcar e os frutos e programe 1:30 minutos, na potência máxima. Retire e reserve.

Para a aletria: misture as gemas com os 150ml de leite morno. 
Coloque no copo da Yammi a água, os 800ml de leite, a manteiga, as especiarias e a casca de limão. Programe 10 minutos, velocidade 1, temperatura 80º. 
Junte o açúcar e programe mais 5 minutos, velocidade 1, temperatura 80º e com a máquina em movimento acrescente pelo bucal a aletria partida. 
No final, programe mais 4 minutos, na velocidade 1, temperatura 90º e verta em fio a mistura das gemas. Quando terminar, retire as cascas de limão e as especiarias e divida por taças ou aros como eu fiz (se quiser desenformar). Deixe arrefecer e sirva com o molho de frutos silvestres por cima.

Caso não tenha robot de cozinha:
Misture as gemas com os 150ml de leite morno. 
Coloque num tacho a água, os 800ml de leite, a manteiga, as especiarias e a casca de limão. Deixe levantar fervura e junte o açúcar e a aletria partida. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando e por fim verta em fio a mistura das gemas. Deixe cozinhar mais um pouco, mexendo sempre, retire do lume e divida por taças ou aros como eu fiz (se quiser desenformar). Deixe arrefecer e sirva com o molho de frutos silvestres por cima.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...