quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Arroz de pato



Aqui me confesso, não sou grande fã de pato. Aliás, deve ser das carnes que menos gosto e geralmente evito-as. Mas como devemos tentar comer de tudo um pouco, desta vez lá comi o arroz de pato da minha mãe e tenho de confessar que até estava bom :P 
Como tenho um tio que tem imensos patinhos (são tão giros em pequeninos) e volta e meia mata uns quantos, distribuindo pela família, desta vez calhou à minha mãe 2 patos médios para gastar. Sendo assim, a escolha da receita recaiu sobre arroz de pato para o almoço já que o meu irmão gosta bastante e ia no dia seguinte embarcar como voluntário para a Roménia durante 10 meses (ai que saudades já tenho do pirralho de 22 anos). A receita escolhida (por ele) foi esta do blog "O meu tempero", levemente adaptada ao tempo e aos ingredientes disponíveis cá em casa.
O que vos posso dizer sobre este arroz é que embora seja algo demorado (mas que pode ser preparada a parte de cozer o pato no dia anterior), vale a pena ser feito já que fica muito bom ... isto dito por quem gosta de pato e por quem não gosta assim tanto do bichinho.



Ingredientes para cozer o pato:
- 1 pato grande (como era caseiro, já estava sem a pele)
- 1/2 chouriço de carne (de qualidade)
- 100g de bacon
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- 3 cravinhos
- 2 folhas de louro
- 150ml de vinho tinto (de qualidade)
- sal

Colocar o pato numa panela de pressão, juntar o vinho, a cenoura, a cebola com os cravinhos espetados, os dentes de alho, o louro, o chouriço, o bacon (todos os ingredientes inteiros para facilitar ao tirar da panela), tempere com sal e cubra com água. Leve ao lume a panela e quando começar a apitar conte cerca de 25 a 30 minutos e desligue. Retire a pressão da panela e depois retire as carnes. Desfie o pato, corte o bacon e o chouriço em pedaços pequenos e coe o caldo, reservando-o.


Ingredientes para o arroz:
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- sal
- 1 medida de arroz
- 3 medidas do caldo de cozer o pato
- 1 fio de azeite

Para finalizar:
- o restante 1/2 chouriço de carne que sobrou 

Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite. Deixe a cebola estalar e ganhar cor, junte o caldo e quando este levantar fervura, junte o arroz. Deixe cozer o arroz até ficar cozido mas não em demasia.
Quando o arroz estiver pronto, verta metade para um recipiente que possa ir ao forno (levemente untado com azeite) e espalhe. Por cima, coloque o pato desfiado e os pedaços de chouriço e bacon. Espalhe o restante arroz e alise bem a superfície. Corte o chouriço em rodelas e coloque por cima do arroz. Leve o recipiente ao forno, pré-aquecido a 200º, até o chouriço dourar e largar um pouco da sua gordura. Retire do forno e sirva de seguida, acompanhado com uma salada verde se gostar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...