sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cheesecake japonês com calda de ameixas


Como vem sendo hábito, tenho participado desde o início no desafio Sweet World e aprendido muito sobre os doces que andam por este mundo fora. Isto para dizer que a receita de hoje é mais uma vez a minha resposta ao desafio que já vai na 9ª edição e desta vez era suposto fazer um cheesecake, mas não um qualquer, teria de ser de forno.
E dito isto, não podia deixar de ir para a cozinha, já que adoro cheesecakes e aprendi recentemente a gostar bastante dos de forno (posso garantir que deste comi metade sozinha).


O cheesecake tem na sua origem muitas controvérsias e teorias. Terá surgido nas ilhas gregas à mais de 4.000 anos atrás e seria dado aos atletas olímpicos como fonte de energia. Muito tempo depois, já no século XX, tornou-se um ícone da doçaria americana pelas mãos de Arnold Reuben que criou o tão famoso New York Cheesecake. Desde então já surgiram imensas variedades pelo mundo fora, com base, sem base, no forno, no frigorífico, o difícil é mesmo escolher um.
A receita escolhida desta vez foi uma das que já estava marcada para fazer há algum tempo, um cheesecake japonês sem base, bem fofo e leve, cozido no forno. A minha receita foi levemente adaptada desta encontrada no blog "Baunilha e Caramelo".


Ingredientes:
- 250g de queijo mascarpone
- 50g de manteiga magra
- 100ml de leite
- 6 ovos
- 60g de farinha
- 20g de amido de milho
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 120g de açúcar

Para a calda de ameixas:
- 8 a 10 ameixas (sem pele nem caroços)
- açúcar a gosto


Forre uma forma redonda de 21cm com papel vegetal, deixando uma margem para depois conseguir retirar o cheesecake. 
Leve ao lume um tacho com o leite, a manteiga e o queijo até derreter e ficar uma mistura homogénea. Retire do lume e deixe arrefecer. Misture as farinhas com as gemas e o aroma de baunilha e junte ao preparado anterior. Bata as claras em castelo e quando ficar firme, junte aos poucos o açúcar até obter picos firmes e brilhantes. Envolva delicadamente no preparado anterior e verta para a forma, alisando a superfície. Leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º, em banho-maria, durante cerca de 1 hora (se começar a dourar demasiado, coloque uma folha de papel de alumínio por cima). Para saber se está cozido, toque no centro do cheesecake e se este se encontrar firme ao toque, está pronto. Desligue o forno e deixe arrefecer com a porta semi-aberta (abertura de cerca de 2 dedos). Quando estiver frio, retire da forma e desenforme. Cubra com a calda de ameixas e leve ao frigorífico até refrescar bem. Sirva fresquinho.

Para a calda de ameixas, leve ao lume um tacho com as ameixas e o açúcar até que as ameixas estejam bem macias e o molho apurado. Se quiser, triture com a varinha mágica.

9º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Cheesecake de forno"



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...