quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Creme de ervilhas com crocante de broa e chouriço

O tempo arrefeceu e a chuva já deu a sua graça, ou seja, o outono chegou mesmo. E com isto também surgiu a vontade de umas comidinhas mais reconfortantes e que nos aconcheguem o estômago como sopas, pratos de forno, bebidas quentes ...
Embora não ligue a sopas, confesso que algumas têm lugar cativo na minha memória e este creme de ervilhas é mesmo um deles. Bastante aveludado e perfeito para o jantar, este creme é delicioso e com o crocante por cima fica mesmo bom e saciante. Querem um prato quentinho?


Ingredientes:
- 1 batata média
- 1 cebola média
- 200 a 250g de ervilhas
- 1 fio de azeite
- sal qb
- 600 a 700ml de água (consoante goste do creme mais fluído ou não)

Para o crocante:
- 1/2 chouriço de carne
- 2 fatias de broa de milho generosas
  
Coloque no copo da Yammi a cebola em quartos e pique 5 segundos, velocidade 6. Junte um fio de azeite e refogue durante 4 minutos, vel.1, temperatura 100º. Junte as batatas em cubos, as ervilhas, 600ml de água e o sal. Programe 20 minutos, vel.1, temperatura 100º. No final do tempo, triture durante 1:30 minutos, aumentando gradualmente a velocidade de 4 até 7. Rectifique de sal se necessário e veja se necessita de mais água (se for o caso, depois de rectificar, programe mais 1 minuto na mesma temperatura e velocidade). Sirva de seguida com o crocante por cima.

Para o crocante:
Coloque a broa e o chouriço em pedaços na Yammi (ou numa picadora, liquidificador) e triture 30 segundos, velocidade 4 até 7. Leve a mistura ao lume numa frigideira sem adição de gordura até alourar e secar, mexendo de vez em quando. 

Para quem não tem robot de cozinha:
Leve ao lume um tacho com a cebola picada e um fio de azeite. Deixe a cebola amolecer e junte os restantes ingredientes. Quando a batata estiver cozida, triture com a varinha mágica e sirva com o crocante por cima.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...