terça-feira, 4 de outubro de 2016

Esparguete à carbonara light (integral e sem natas)


Se ontem a receita era um gelado (e calórico por sinal), hoje a receita tinha de ser mais leve para compensar e com isso deixo-vos aqui uma massa muito saborosa que me satisfez bastante. A receita é da querida Elisabete do blog "Cozinha sem segredos - as receitas" (se não conhecem, eu recomendo uma visita o mais breve possível) e como o aspecto do prato estava para lá de bom, eu tinha mesmo de o testar e dar o meu veredicto.  
Na verdade, eu precisava de um prato simples para o meu almoço e este ficou logo debaixo de olho. Comecei por fazê-lo na Yammi mas o leite teimava em ferver e transbordar o que fez com que eu acabasse por desistir e fazer no velho tacho ao fogão. Eu sei que existem muitas pessoas que já não vivem sem os robots de cozinha e existem algumas coisas que eu passei a fazer somente lá pela praticidade e resultado positivo final. No entanto, ainda consigo imaginar facilmente a minha vida sem um robot de cozinha "xpto"e nesta receita isso ficou bem definido :) 
Mas atrapalhações ao lado, esta massa ficou muito boa e será repetida mais vezes, já que além de menos calórica também é menos enjoativa que a tradicional com natas. Experimentem também e digam lá se não tenho razão. 
PS: como fazem para que o leite não ferva e transborde nas vossas receitas da Yammi ou Bimby?



Ingredientes (para 1 pessoa):
- 65g de esparguete integral
- 200ml de leite
- 150ml de água
- 1 pitada de sal
- bacon e fiambre qb
- queijo ralado qb

Leve ao lume um tacho com o bacon e o fiambre (sem adicionar gordura) e deixe tostar um pouco, mexendo para não queimar. Retire do tacho e reserve.
No mesmo tacho coloque o leite, a água e uma pitada de sal. Quando começar a fervilhar, junte a massa e deixe cozer até atingir o ponto de cozedura desejado (eu deixei o tacho destapado). No fim do tempo, junte o bacon, o fiambre e o queijo ralado, envolva bem e sirva de imediato. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...