segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Gelado banoffee


Começa mais uma semana e aqui no blog é logo com doces ... a dieta fica prometida para amanhã!
E como receitas de gelados nunca são demais e eu não consigo resistir quando vejo alguma que me agrada, tinha mesmo de experimentar esta. Com o tempo ainda a pedir uns gelados (bem, comigo até em pleno inverno me sabem bem) deixo-vos aqui este que se tornou um dos meus preferidos este verão. A mistura de sabores é simplesmente deliciosa e com o crocante da bolacha fica irresistível, além de ser super cremoso. Se gostam de banana, não deixem de experimentar este gelado, vão adorar :)

eu gosto de um extra crocante :)

Receita baseada no livro "A vida secreta dos gelados caseiros" da Rita Nascimento 

Para a base do gelado:
- 200ml de leite
- 200ml de natas
- 40g de leite em pó
- 80g de açúcar
- 2 bananas maduras

Leve ao lume (médio) um tacho com todos os ingredientes (excepto as bananas) e vá mexendo até o creme estar prestes a ferver. Nessa altura, retire do lume e passe o creme por um passador. Deixe arrefecer e junte as bananas. Triture com a varinha mágica e leve ao frigorífico até ficar fresco (eu costumo deixar durante a noite no frigorífico). 
Quando estiver frio, leve à maquina de gelados até ficar com a consistência de gelado.

Para o recheio:
- 75g de bolacha maria
- 30g de manteiga derretida
- 200g de leite condensado cozido

Triture as bolachas e envolva-as na manteiga. Espalhe sobre um tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos ou até a superfície ficar dourada (não deixe queimar). Retire do forno, deixe arrefecer e parta em pedaços. Reserve.
Bata o leite condensado com uma vara de arames até ficar com uma consistência mais fluída, reserve.

Para finalizar o gelado:
Coloque num recipiente 1/3 do gelado, espalhe 1/3 do crocante de bolacha por cima e 1/3 do leite condensado (espalhe com uma faca apenas para ficar com um efeito marmoreado). Volte a repetir esta operação mais duas vezes até terminar os ingredientes e leve ao congelador para solidificar. Quando quiser servir, retire do congelador cerca de 10 minutos antes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...