quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pães de leite fofinhos aromatizados


Eu adoro pão, tanto de comer como de fazer e embora não o costume amassar (mando a mfp fazer o serviço por mim), gosto de meter a mão na massa e rechear ou simplesmente dar uma forma ao pão. Esta etapa faz-me sempre lembrar a infância e o meu vício da altura em plasticina. 
Por essa razão, sempre que posso gosto de fazer mais um pão, seja de que qualidade for, especialmente ao fim-de-semana quando o tempo assim o permite. É uma tarefa demorada mas nada trabalhosa e o resultado é muito bom - um pão acabado de sair do forno, com sabor a pão (como costumo dizer) e menos aditivos. E vocês, também fazem pão aí em casa?



Ingredientes:
- 250ml de leite
- 500g de farinha
- 12g de fermento fresco de padeiro
- 50g de açúcar
- 30g de manteiga
- 1 ovo
1 colher (chá) de sal
- raspa de meio limão (opcional)
- 1 colher (sopa) de aguardente (opcional)
- leite para pincelar

Dissolver o fermento de padeiro num pouco de leite. Juntar todos os ingredientes e amassar (eu coloquei na mfp, programa massa). Deixar levedar até duplicar o volume. Dividir a massa em 10 partes iguais e esticar com o rolo da massa. Cortar em tiras mas sem separar na totalidade (como mostro na imagem), enrolar e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Deixar levedar mais 30 minutos, pincelar com o ovo batido e levar ao forno a 200º, durante cerca de 20 minutos ou até dourar (não deixar cozer demais para o pão ficar fofinho).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...