terça-feira, 22 de novembro de 2016

Arroz de sarrabulho rápido ... à moda cá de casa


As papas de sarrabulho são um prato típico da região do Minho, com adeptos cá em casa mas que eu simplesmente não aprecio. Por essa razão, acabo sempre por fugir a sete pés do prato e acabei por estar muitos anos sem lhe sentir sequer o cheiro. No entanto, gosto sempre de dar outra chance a tudo, até porque os nossos gostos vão variando e o que não gostamos hoje, por vezes, acabamos adorando amanhã (e vice-versa).  
Partindo dessa premissa, este arroz surgiu da necessidade de gastar um pouco de sangue cozido que estava no congelador e, numa tentativa de fazer algo que gostasse também, acabou num arroz de sarrabulho que estava muito bom para quem provou. Quanto a mim, continuo a não apreciar muito, pronto ... 


Ingredientes:
- arroz qb
- 1,5 dl sangue de porco*
- 500g de carne de porco (usei entremeada e cachaço)
- 1 folha de louro
- 1/2 cebola picada
- alecrim fresco qb
- 1/2 chouriço de carne ou farinheira (de qualidade)
- sal e pimenta qb
- cominhos em pó qb**
- 1 fio de azeite

Corte as carnes em tiras. Corte o chouriço em rodelas (se usar farinheira deixe inteira).
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola picada e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola ficar transparente e de seguida junte as carnes, o chouriço, o alecrim, o sal e os cominhos, deixe a carne ganhar cor e cozinhar um pouco. Junte 3 medidas (do arroz) de água e deixe ferver cerca de 5 minutos, junte 1 medida de arroz e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver a meio da cozedura, junte o sangue e rectifique os temperos. Se gostar, finalize com umas gotas de sumo de limão e sirva de seguida.

* eu comprei sangue de porco cozido (cerca de 100g) ao qual juntei água até perfazer 1,5dl e depois triturei muito bem com a varinha mágica até ficar uma mistura homogénea.
** cuidado com a quantidade de cominhos, por ser uma especiaria forte, tem tendência em abafar os restantes sabores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...