sábado, 26 de novembro de 2016

Folhado de maçã com vinho do Porto


Com uma macieira cá em casa, as maçãs têm sido o ingrediente da época mais consumido por cá, seja em doces ou salgados. E como gostámos muito delas, desta vez resolvi juntar-lhes canela e massa folhada (casamento perfeito, por sinal) e fazer uns folhados deliciosos e um pouco diferentes dos tradicionais que costumo fazer. 
Como o Natal já começa a chegar, as visitas cá em casa também tendem a aumentar e eu gosto de estar sempre preparada com algo para por na mesa e servir com uma bebida fresca ou quente, consoante o gosto ;) Por essa razão, estou já a começar a fazer algumas coisinhas para ter no congelador, tipo take-away mas caseiro, como eu gosto, e estes folhados foram já a primeira ideia para receber as visitas. Dividi a massa em duas partes e fiz logo dois, um comemos e o outro guardamos no congelador, assim já me podem vir visitar que eu estou preparada :D 
Espero que gostem e quem sabe, experimentem agora no fim-de-semana :)





Ingredientes da compota:
- 4 maçãs descascadas e sem caroços
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de vinho do porto
- 2 colheres (sopa) de água

Ingredientes para o creme:
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- compota de maçã

Ingredientes para finalizar:
- 1 placa rectangular de massa folhada
- canela em pó qb
- 1 maçã em lâminas finas

Comece por preparar a compota: corte 4 maçãs em cubos pequenos e leve ao lume com os restantes ingredientes até as maçãs ficarem macias. Retire do lume e reserve.
Entretanto prepare o creme: leve ao lume um tacho com todos os ingredientes bem misturados e deixe cozinhar até começar a engrossar, mexendo sempre. Deixe arrefecer por completo.
Para montar, desenrole a massa folhada, coloque o creme no centro da massa, por cima deste a maçã laminada e polvilhe com canela. Dobre a massa folhada sobre o creme e feche bem. Pincele com ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até a massa crescer e dourar. Sirva morno ou frio. Acompanha muito bem com gelado de baunilha.

Nota: se tiverem pressa, podem saltar a parte do creme que o folhado vai ficar igualmente delicioso. Nesse caso, espalhem a compota sobre a massa, depois a maçã laminada, uma pitada de canela e polvilhem com açúcar a gosto. Fechem e continuem a receita como descrevi antes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...