sábado, 19 de novembro de 2016

Goulash húngaro ... ou uma espécie de carne estufada


E se ontem vos deixei um bolo para o lanche de domingo, hoje deixo-vos o almoço para não pensarem que por aqui o fim-de-semana é só açúcar :)
Sabem aqueles pratos que se está para fazer há tanto tempo mas que nunca mais se faz, daqueles que mal os vemos sabemos que vai sair bem mas depois acabam esquecidos. Este goulash é um desses pratos. Foi necessário ouvir o meu irmão dizer que comeu este prato na Roménia para eu me lembrar novamente dele e ficar com vontade de comer. 
O goulash é nada mais do que um prato de carne estufada onde reina a paprika como especiaria principal. É proveniente da Hungria mas facilmente o encontramos na Áustria e em toda a extensão do antigo império austro-hungaro. Segundo ele (irmão a fazer voluntariado na Roménia), a diferença entre a versão húngara e as restantes está apenas na quantidade de picante, sendo neste mais acentuada. 
Um ponto interessante é que o conhecido goulash (gulyás) é uma sopa de legumes com carne e paprika, já o que nos chegou até nós (restante mundo) com esse mesmo nome é o que eles chamam de pörkölt. Nomes à parte, este prato de carne estufada é bem simples de se preparar e fica uma maravilha, por isso ficou aprovada cá em casa e espero que também provada e aprovada por vocês. Bom fim-de-semana ... 


Ingredientes:
- 700g de carne de vaca para estufar
- 1 pimento vermelho
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 5 colheres (sopa) de tomate triturado
- 3 colheres (sopa) de vinho tinto
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (chá) de paprika
- 1/2 colher (chá) de cominhos
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada
- azeite
- sal e pimenta

Corte o pimento em tiras, a cebola em rodelas e pique o alho. Limpe a carne de todas as gorduras visíveis e corte em cubos, temperando com sal e pimenta.
Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho e um fio de azeite até a cebola ficar transparente. Junte a carne e deixe dourar levemente, virando até ganhar cor por todos os lados. Junte o pimento, o tomate, o vinho e as especiarias, envolva bem e deixe cozinhar, com o tacho tapado, até a carne ficar cozinhada e tenra. Consoante seja necessário, vá acrescentando água para que a carne não seque e rectifique os temperos. Sirva acompanhado com arroz branco e uma salada ou então com pão fatiado.

Nota: a quantidade de especiarias fica um pouco ao critério de cada um, consoante se goste mais ou menos de cada uma, sendo que a paprika nunca pode faltar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...