terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lombinho de porco com maçã e cogumelos


Se existe um chef de cozinha português que eu admire é Henrique Sá Pessoa. Adoro tudo o que ele faz e sempre fui uma seguidora dos seus programas, especialmente por ele abordar de uma forma simples a cozinha e fazer receitas que facilmente conseguimos "copiar" em casa. Quando vi que o chef deste mês no grupo do facebook "Um mês com ..." era ele, tive logo de experimentar uma receita e não podia ter escolhido melhor, este lombinho é mesmo delicioso para quem gosta de sabores agridoces. Espero que gostem tanto como eu ...

Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 lombinho de porco*
- 1 maçã golden
- cerca de 4 cogumelos brancos 
- 1 noz de margarina
- 1/2 copo de vinho do porto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb

Para os espinafres salteados:
- 1 dente de alho picado
- azeite qb
- espinafres qb
- sal qb

Descasque a maçã, retire o caroço e corte em gomos. Corte os cogumelos em fatias e o lombinho também em fatias.
Numa frigideira anti-aderente coloque um fio pequeno de azeite e doure o lombinho cerca de 1 minuto de cada lado. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Na mesma frigideira, junte a margarina e as maçãs. Quando estas começarem a caramelizar, vire-as e junte os cogumelos e o vinho do porto. Quando começar a ferver, junte o porco e deixe acabar de cozinhar, regando o porco com o molho. Deixe reduzir um pouco o molho.

Para os espinafres, leve ao lume uma frigideira com o dente de alho picado e um fio de azeite. Deixe cozinhar um pouco e acrescente os espinafres e uma pitada de sal. Quando amolecerem, retire do lume e coloque-os num prato. Sirva o lombinho por cima e acompanhe com um pouco de arroz, se desejar.

* se quiser tornar o prato mais económico, substitua o lombinho de porco por costelatas do cachaço limpas de gorduras, vai ficar igualmente delicioso :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...