quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Medovik ... um bolo de mel russo


Sabem aqueles bolos que se olham e fica a vontade de experimentar ... mas depois espreitamos a lista de ingredientes e ficamos com a certeza que não vale a pena testar. Este foi um desses bolos quando vi que era o desafio da 12ª edição do Sweet World. A Lia apresentou-nos um bolo com aspecto exemplar mas que continha ingredientes não muito bem aceites cá em casa, por isso fiquei logo a pensar que não o poderia fazer e esta seria a minha primeira vez sem participar. Estou a falar do Medovik, um bolo de mel de origem russa com mais de 200 anos (é mesmo velhinho).

Pelo que percebi, o Medovik foi criado em 1820 pelo chef privado do czar Alexandre I para a sua esposa, a imperatriz Elisabeth (que detestava mel). Este ousado chef resolveu ir contra todos e serviu este bolo à imperatriz, que logo adorou e quis saber quais os ingredientes que tal bolo continha. Com medo e já contando com um severo castigo, este jovem chef não conseguiu mentir e lá falou que o ingrediente principal era o mel. Ao contrário do esperado por todos, o chef foi premiado e o seu bolo é feito até aos dias de hoje. 



E se a imperatriz Elisabeth não gostava de mel, também eu não sou a sua maior fã mas confesso que neste bolo gostei bastante e sem dúvida que é um ingrediente crucial para o seu sucesso. Depois de pesquisar muito sobre a receita deste bolo não consegui perceber ao certo qual seria a receita original (apenas que levava bastante manteiga) e por isso optei por retirar um pouco daqui e dali, fazendo assim a minha versão deste tão afamado bolo por terras frias do czar (mas mais ao gosto cá de casa). Quanto ao bolo em si, embora pareça complicado, não o é e faz-se rapidamente. Não é nada enjoativo e o meu único conselho é que o façam no dia anterior e o mantenham no frio até à hora de servir, garanto que fica melhor a cada dia que passa. E assim passou mais uma edição deste desafio que completa 12 meses e eu me confesso uma Sweet lover, não consigo mesmo resistir :)


Ingredientes para o caramelo:
- 1/2 chávena de açúcar
- 1/3 chávena de leite magro
- 1 colher (sobremesa) de manteiga magra

Ingredientes para o creme:
- 450ml de leite magro
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho cheias
- o caramelo preparado (usei apenas 2/3 da quantidade)

Comece por preparar o caramelo. Leve ao lume o açúcar até dourar (cuidado para que não queime). Quando atingir um dourado intenso, retire do lume e misture a manteiga até derreter. Acrescente aos poucos o leite, mexendo sempre com cuidado para não se queimar. Quando estiver bem misturado, leve novamente ao lume para engrossar um pouco, mexendo sempre. Deixe arrefecer.
De seguida, prepare o creme. Misture os ovos com o açúcar, o amido de milho e um pouco de leite. Aqueça o restante leite e misture-o aos poucos no preparado de ovos. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, cubra a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer. 
Quando estiver frio, misture aos poucos o molho de caramelo até obter um sabor que lhe agrade (eu utilizei apenas 2/3 do caramelo).


Ingredientes para o bolo:
- 250g de farinha
- 50g de manteiga magra
- 2 ovos
- 100g de açúcar
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de mel
- nozes qb

Derreta a manteiga com o mel no microondas. Junte os ovos, o açúcar, a farinha e o bicarbonato de sódio. Mexa bem com uma colher até obter um preparado homogéneo. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e amasse mais um pouco até que se descole das mãos (se necessário, junte mais farinha). Corte em 6 pedaços iguais e estique-os, dando a forma de círculo ou rectângulo. Corte-os todos iguais e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 5 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. 
Coza também os restos da massa e depois de frios, triture-os numa picadora juntamente com algumas nozes.

Montagem: 
Coloque uma camada de bolo num prato de servir, barre com um pouco de creme, coloque mais uma camada de bolo, novamente creme e assim sucessivamente, terminando com o creme. Barre também as laterais do bolo e polvilhe todo o bolo com as migalhas de bolo que sobraram. Decore com nozes partidas e guarde no frigorífico até à hora de servir. Aconselho a fazer o bolo de véspera para que os sabores fiquem mais intensos.

12º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Medovik"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...