segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Queques de beterraba e baunilha saudáveis (sem adição de açúcar)


Um dos meus lemas este ano é tentar não deixar para a próxima semana o que se pode fazer nesta. E com isto quero dizer que quando vejo uma receita que me suscita interesse, o melhor é fazer o mais rápido possível. De certeza que vocês têm listas de receitas intermináveis para fazer, que se vão guardando com o intuito de fazer a seguir mas que acabam por entrar no esquecimento. Eu era assim e com o início do ano reparei que a lista era tão grande que até já estava dividida entre doces e salgados. Com tantas receitas para fazer e muitas outras que virão no futuro, cheguei à conclusão que ou fazia um menu de degustação todos os dias, ou nunca conseguiria experimentar tudo o que tinha guardado. Por isso, tomei a decisão de começar do zero e apagar tudo. Tal como se costuma dizer, ano novo vida nova, ou neste caso, receita nova e por isso, tentarei não guardar tantas receitas este ano e fazê-las o mais rápido possível.    
Todo este chato discurso para dizer que quando vi uns queques de beterraba no  blog "O meu tempero", queques esses que tinham a particularidade de não levarem açúcar, fiquei curiosa e resolvi experimentar já no fim-de-semana. O resultado foram uns bolinhos fofos, com um ligeiro sabor a beterraba, doces o suficiente para se matar a gula e bem rápidos de se fazer. Aprovados por quem não aprecia beterraba cá em casa, são a minha sugestão saudável para o início desta semana.


Ingredientes:
- 1 beterraba média cozida (ou cenoura se não gostar de beterraba)
- 1 mão cheia de uvas passas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 ovo
- 100g de farinha de trigo com fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha (ou raspa de laranja)
- amêndoas laminadas qb (levemente tostadas)

Coloque na cuba da Yammi a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture 20 segundos na velocidade 7. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais 15 segundos, velocidade 6. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Se não tiver um robot de cozinha todo "xpto":
Coloque na liquidificadora a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture até obter um puré. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais um pouco até ficar um creme homogéneo. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...