segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Batatas à Transilvânia


A descoberta por novos sabores é algo que adoro na cozinha e como já disse outras vezes, viajar através do palato é algo que faço muitas vezes. E se existem cozinhas que já conheço muito bem como a italiana, indiana, francesa, chinesa, ... existem outras que me são completamente desconhecidas. Por essa razão, hoje resolvi viajar até um país que provavelmente será também desconhecido (a nível gastronómico) para vocês - a Roménia.
A Roménia é um país também de origem latina como o nosso e com imensas influências gastronómicas, tornando-se rica em sabores e com uma cozinha perfeita para os mais esquisitos, já que não difere muito dos sabores portugueses. Por essa razão, ando com imensa curiosidade em explorar mais os seus sabores (curiosidade essa que surgiu desde que o meu irmão foi para lá com o programa Erasmus+ e só fala bem de tudo). E como o meu irmão fofinho me ofereceu um livro sobre a gastronomia na Transilvânia, zona onde está (e terra do Drácula, cujo castelo ele adorou visitar), eu já não tenho desculpas e toca a conhecer um pouco mais sobre uma nova cozinha. O prato que vos trago hoje pode servir tanto como acompanhamento como prato principal (como foi o meu caso), é bem simples e rápido de se fazer e muito saboroso, vai ser um dos pratos a repetir mais vezes, tenho a certeza. Espero que gostem tanto como eu de conhecer mais uma cozinha :)


receita adaptada do livro Transylvanian Cookbook, de Florin Muresan's, pág.96
Ingredientes:
- 6 batatas grandes
- 2 cebolas
- azeite qb
- 1 colher (sopa) de colorau (usei fumado)
- salsa picada qb
- sal e pimenta qb
- bacon em cubos ou chouriço (opcional)

Comece por descascar as batatas e cozer em água e sal até que consiga espetar um garfo com facilidade. Quando estiverem prontas, retire do lume, escorra e deixe arrefecer um pouco. Rale-as com um ralador grosso.
Numa frigideira grande, coloque a cebola picada, o bacon ou chouriço e um fio de azeite. Deixe refogar até a cebola amolecer e o enchido ganhar cor. Acrescente o colorau, envolva bem e retire do lume. A este preparado junte a batata ralada, sal e pimenta. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo para envolver bem os sabores. No final, polvilhe com salsa picada, envolva uma última vez e sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...