terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Entremet de chocolate e framboesa


Sabem quando idealizam algo mas depois no final não corre bem e é como se levassem com um balde de água fria em cima? Pois, eu sei bem o que isso é e foi o que aconteceu no dia em que preparei este entremet. Estava eu toda contente porque ia fazer uma sobremesa linda, com várias camadas distintas e com uma particularidade - uma cobertura super brilhante e espelhada. Tudo correu como esperado até chegar à cobertura, onde a pressa não foi a minha melhor amiga e pronto, adeus sobremesa linda com cobertura espelhada, onde a cobertura escorreu, escorreu, escorreu .... E o pior é que este entremet era a minha resposta ao desafio da Ana do blog Anasbageri, o "Nosso grande Bake off"
No entanto, embora não tenha conseguido finalizar da melhor forma, o sabor deste entremet conquistou todos os que o comeram e por isso tinha de o vir partilhar convosco, espero que não se sintam intimidados e experimentem, é uma delícia :)

Componentes deste entremet:
1 - genoise
2 - doce de framboesa
3 - mousse de framboesa
4 - mousse de chocolate
5 - cobertura espelho


Para a compota de framboesa:
- 250g de framboesas congeladas 
- 100g de açúcar
- sumo de limão qb

Descongele as framboesas e triture-as, coe o preparado se não gostar das graínhas. Leve ao lume o puré obtido com o açúcar e o sumo de limão e deixe cozinhar até engrossar, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para o bolo:
-  2 ovos
- 70g de farinha com fermento
- 60g de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Batam os ovos inteiros com o açúcar até duplicar de volume e obterem um creme bem fofo e esbranquiçado. Envolvam a farinha delicadamente e por fim a manteiga derretida. Vertam para uma forma untada e polvilhada e levem a cozer no forno pré-aquecido a 180º, até o teste do palito sair seco. Retirem do forno, desenformem e deixem arrefecer. Cortem no formato da forma que vão utilizar (eu usei uma forma de bolo inglês).

Para a mousse:
- 70g de chocolate de culinária + 2 colheres (sopa) de leite
- 200ml de natas
- 4 claras
- 7 folhas de gelatina
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) da compota de framboesa

Derreta o chocolate com o leite até obter um creme brilhante.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos e derreta-as no microondas durante 10 segundos.
Bata as natas com metade do açúcar até obter um chantilly firme. Bata as claras com o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva os dois preparados delicadamente e junte-lhes a gelatina. Divida em duas partes e a uma junte o chocolate e à outra a compota de framboesa.
Numa forma de bolo inglês revestida com película aderente verta a mousse de chocolate e leve ao congelador 5 a 10 minutos para endurecer um pouco. Verta a mousse de framboesa por cima dessa, espalhe cuidadosamente a compota de framboesa e por fim cubra com o bolo. Leve ao frigorífico até solidificar. 


Para a cobertura espelho (retirada daqui):
- 50g de chocolate branco
- 50g de glucose
- 25ml de água
- 35g de leite condensado
- 1 colher (chá) rasa de gelatina em pó misturada em 30ml de água
- corante alimentar vermelho

Leve ao lume o açúcar, a glucose e a água. Deixe levantar fervura e desligue. Num recipiente que aguente o calor, coloque a gelatina, o chocolate picado e o leite condensado. Por cima deite a mistura de açúcar e bata com a varinha mágica, misturando bem mas com cuidado para não criar bolhas de ar. Juntem o corante e mexam. Tapem com película aderente (em contacto com o preparado) e levem ao frigorífico até solidificar. Depois aqueçam no microondas apenas para derreter (não excedam os 35º).
Desenformem o entremet e coloquem-no sobre uns copos, com um tabuleiro por baixo. Comecem a verter a cobertura até estar todo o entremet coberto e deixem escorrer. Passem com cuidado para um prato de servir e mantenham no frigorífico até à hora de servir.

14528288_10210587142655028_888532429_n-copy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...