sexta-feira, 3 de março de 2017

Bolo de laranja ... muito fofo


Tenho-me portado muito mal nestes últimos 2 meses e comido como se o mundo fosse acabar, especialmente quando se trata de doces. E também existem tantas receitas que quero experimentar que fazem com que esta minha gula acabe por levar a melhor. Por essa razão, resolvi que nas próximas duas semanas vou cortar um pouco para que a coisa volte ao normal. Mas isso não quer dizer que ao fim-de-semana não tenha um bolinho e uma sobremesa, já que tradição é tradição e eu não consigo viver sem estas coisinhas doces nesses dias.


Isto tudo para dizer que hoje é sexta-feira, véspera de fim-de-semana e por isso o dia perfeito para se pensar num bolo, não acham? A receita que trago hoje veio parcialmente de uma revista romena, em que consegui traduzir facilmente os ingredientes mas foi um autêntico filme perceber a sua confecção (obrigado por nada, tradutor da google). Por isso, valeu a minha experiência e assim saiu um bolo muito fofo, saboroso e que se manteve perfeito durante os 4 dias que esteve no frigorífico, tapado para não secar (isto porque além de cá em casa gostarmos de bolos fresquinhos, assim os meus olhos viram o bolo menos vezes e a tentação diminuiu). Espero que gostem desta minha sugestão e quem sabe, experimentem em breve ...

Curiosidade: este bolo na Roménia tem o nome de Tort de portocale.
Segundo conta a história, a laranja foi trazida da China para a Europa pelos portugueses no século XVI e por isso estas têm o nome de "portuguesas" em muitos países, especialmente nos Balcãs. Por exemplo, em grego as laranjas chamam-se portokali, em turco portakal, em romeno portacale e em alguns dialectos italianos portogallo. Interessante, não é?




Ingredientes para o bolo:
- 5 ovos
- 150g de açúcar
- 250g de farinha 
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 laranjas (raspa e sumo)
- 50g de sultanas 
- rum qb (ou aguardente)
- 3 colheres (sopa) de óleo

Ingredientes para a cobertura:
- 100g de açúcar em pó
- 2 colheres (sopa) de água quente
- 1 colher (chá) de baunilha
- fatias de laranja qb
- amêndoa torrada qb
- hortelã fresca qb

Coloque as sultanas numa taça e verta um pouco de rum. Deixe a macerar um pouco para hidratar.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e quando estiverem "levantadas", junte aos poucos o açúcar, sempre a bater, até obter um merengue. Nessa altura e sempre a bater, junte as gemas, uma a uma, a raspa e sumo de laranja, a farinha peneirada e o fermento. Quando a massa estiver homogénea, verta para uma forma redonda, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Escorra as sultanas e espalhe-as pelo bolo. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Depois de pronto, desenforme e deixe arrefecer.

Para a cobertura:
Misture todos os ingredientes muito bem e verta sobre o bolo. Decore a gosto com amêndoa torrada, fatias de laranja e hortelã.
Caso queiram uma cobertura mais branca e espessa, diminuam a quantidade de água.

E esta fatia é para vocês, aceitam?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...