quinta-feira, 2 de março de 2017

Pão de okara ... os resíduos do "leite" de soja


Lembram-se da receita da bebida de soja que fiz no início da semana? Pois bem, tal como tinha prometido, deixo hoje aqui a receita que fiz para gastar os resíduos de soja, mais conhecidos por okara. Não são nada menos que a soja triturada e podem ser usados para engrossar molhos ou sopas , para enriquecer hambúrgueres ou recheios, mas também como ingrediente para massas de bolo ou pão. E foi neste último que os resolvi utilizar e proporcionou-me um pão denso mas fofo ao mesmo tempo, com um sabor bastante agradável e óptimo para comer com queijo ou charcutaria ou em torradas com manteiga, uma das minhas perdições ao pequeno-almoço. 


Ingredientes:
- 310ml de água
- 600g de farinha
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de sementes variadas (usei sésamo e linhaça)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 250g de resíduos de soja

Coloque na mfp todos os ingredientes, começando pelos líquidos e terminando com o sal. Programe "pão normal", tostagem média e no final, deixe arrefecer sobre uma grelha.

Caso não tenha mfp, amasse todos os ingredientes à mão ou num robot de cozinha até obter uma massa elástica e que despregue das mãos, coloque numa bacia e deixe levedar tapado e em local quente até duplicar o volume. Molde o pão no formato que quiserem e depois deixem levedar mais um pouco (cerca de 30 minutos). Levem a assar em forno pré-aquecido a 200º, até dourar e ao dar um toque na superfície do pão, este emita um som oco. Deixe arrefecer sobre uma grelha. 

okara, os residuos da soja


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...