terça-feira, 25 de abril de 2017

Creme de couscous doce


Dia 25 é sinónimo de desafio do "Cantinho das cozinheiras" e como tal vem mais uma receita inspirada num blog. Este mês o blog escolhido foi "O cantinho da Bela" e depois de vasculhar um pouco, encontrei esta receita que simplesmente me fez decidir logo o que fazer.
Como fã de couscous, são várias as vezes que os utilizo mas em doces ainda não tinha testado, mesmo já tendo visto algumas imagens bem interessantes. E como para mim estes desafios têm a finalidade de me dar a conhecer algo novo e aprender um pouco mais sobre a gastronomia, logo tive de experimentar esta versão doce de couscous que me conquistou a mim e a todos que o comeram. Um pouco adaptada aos gostos cá de casa, é algo que iremos comer mais vezes, garanto!   




Ingredientes:
- 1 litro de leite magro
- 3 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 1/2 lata de leite condensado (pode usar mais se gostar bem docinho)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 150g de couscous
- 4 claras + 3 colheres (sopa) de açúcar
- coco ralado

Para servir:
- compotas a gosto (usei de kumquats)
- canela em pó

Dissolva o amido de milho num pouco de leite e reserve.
Aqueça o restante leite com as cascas de limão e o pau de canela. Junte os couscous e envolva. Deixe repousar 30 minutos a 1 hora. No fim desse tempo, acrescente o leite condensado e prove (a quantidade é ao gosto de cada um) e o amido de milho. Leve novamente ao lume, mexendo até engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer. Quando estiver morno, bata as claras em castelo com o açúcar e envolva no creme. Verta para uma taça grande ou individuais e polvilhe com coco ralado. Leve ao frio até à hora de servir (eu fiz de um dia para o outro). 
Na hora de servir polvilhe com canela em pó (a minha preferida) ou acompanhe com uma compota.

Foto de Telma E Helio Simoes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...