terça-feira, 4 de abril de 2017

Potas na frigideira com batata e pimento


Como sabem, receitas simples é comigo. Embora esteja cada vez mais a ganhar o gosto pelos tachos, gosto muito de receitas rápidas, que se façam em 30 minutos ou menos e de preferência que sujem pouca loiça. Por tudo isso, quando me deparo com uma receita que tenha alguns destes critérios, fico logo tentada  a experimentar. A receita que vos sugiro hoje veio directamente do blog "cozinha sem segredos - as receitas" e tal como pensava, é deliciosa e bem simples. Tão boa que a mãe já disse para guardar a receita e fazer mais vezes dada a simplicidade e sabor.
E como tenho recebido alguns pedidos de refeições económicas e rápidas, estas potas encaixam-se na perfeição, saindo um prato até bem económico (a menos de 1€ por pessoa) já que as potas foram compradas em promoção ...




Ingredientes:
- 1,200kg de tentáculos de pota
- 3 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho
- batatas qb
- sal qb
- 1 malagueta ou pimenta qb
- 1 fio de azeite
- salsa fresca e cebolinho picados qb

Lave muito bem a pota em água. Coloque-a numa panela de pressão e junte 1 cebola descascada, não adicione água. Depois da panela começar a apitar, conte 20 minutos e desligue. Retire a pressão à panela e corte a pota em pedaços.
Descasque as batatas e corte em cubos grandes, coza-as em água e sal (não deixe cozer em demasia).
Numa frigideira grande coloque um fio generoso de azeite, os dentes de alho picados, as 2 cebolas em meias luas finas, o pimento em tiras e a malagueta. Refogue até a cebola ficar bem macia, depois acrescente a pota e envolva. Acrescente as batatas e rectifique os temperos se necessário. No final, polvilhe com as ervas aromáticas e sirva de seguida.

Nota: não deite fora a água de cozedura das potas, utilize-a para fazer um arroz por exemplo. Caso não a utlize logo, congele para uma futura utilização.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...