sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Arroz doce ... a vencedora cá de casa


Olá a todos ...
Depois de uma longa pausa aqui no blog (em parte por falta de motivação, infelizmente), aqui estou eu de volta e trago comigo um doce bem português, que se come em qualquer altura do ano. E se este doce não é algo que adore (sou mais de aletria), a verdade é que ando sempre à procura da receita perfeita (comigo é a saga do arroz-doce, do bolo de chocolate, da tarte de maçã, ...), ou seja, aquela receita que me encha as "medidas" e que me faça querer comer sem parar. E se já existem muitas tentativas aqui no blog, hoje trago-vos mais uma mas que ficou deliciosa e super cremosa. Não sei se foi o desejo por doces ou a fome mas a verdade é que este arroz-doce desapareceu muito rápido e a verdade é que eu tive de fugir literalmente da cozinha para me esquecer dele e parar por momentos de o comer. Não sei se encontrei a receita perfeita mas se não é, estou quase, quase lá ... experimentem e vejam lá se não tenho razão. 


Ingredientes:
- 200g de arroz arbóreo (ou carolino)
- casca de 1 limão
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- água qb
- 1 litro de leite (meio gordo de preferência)
- 4 gemas
- 120g de açúcar amarelo (podem aumentar se gostarem do arroz-doce bem docinho)
- 1 pudim chinês ( o famoso pudim mandarim)
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Preparação na Yammi:
Misture em 100ml de leite o pudim, o amido de milho e as gemas. Envolva bem e reserve.
Coloque a lâmina de mistura na Yammi. Verta no copo 900ml de água, as cascas de limão (reserve 1/4 da quantidade) e uma pitada de sal. Coloque o cesto e deite aí o arroz e o pau de canela. Programe 17 minutos na temperatura 100º, velocidade 2 (eu gosto do arroz bem cozido, se gostar dele mais crocante, programe apenas 14 minutos). Quando terminar a cozedura, retire o cesto e rejeite a água.
Volte a montar o copo, coloque o arroz com o pau de canela, as cascas de limão reservadas, os 900ml de leite e o açúcar. Programe 17 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Quando faltar 12 minutos para terminar, verta pelo bucal, a mistura de leite reservada e deixe acabar de cozinhar. 
Quando estiver pronto (vai ficar com um pouco de líquido), verta para uma travessa funda e deixe arrefecer. Decore com canela e sirva.

Preparação tradicional:
Misture em 100ml de leite o pudim, o amido de milho e as gemas. Envolva bem e reserve.
Leve ao lume um tacho com o arroz, cerca de 3 medidas (do arroz) de água, as cascas de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até que o arroz coza bem. 
Quando o arroz estiver no ponto de cozedura pretendido, acrescente os 900ml de leite e o açúcar. Vá mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo do tacho e quando o leite começar a evaporar, acrescente em fio a mistura de leite reservada e deixe acabar de cozinhar. 
Quando estiver pronto (vai ficar com um pouco de líquido), verta para uma travessa funda e deixe arrefecer. Decore com canela e sirva.


24 comentários:

  1. O teu arroz doce ficou mesmo apetitoso!
    Gosto imenso de o comer quentinho :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro arroz doce, devoro mesmo e assim quentinho ai ai mesmo bom, esse ficou com ótimo aspeto.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. aqui em casa somos fans é engraçado a dias uma amiga que sabe o quanto gosto ela me deu a mesma receita diz que em Lisboa é assim que se faz eu so sei que adorei e comi duas taçinhas ehehhe o teu ficou 5* bjs bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se em Lisboa se come assim não sei mas que este ficou uma delícia, lá isso ficou e eu que não ligava muito com este virei fã e amanhã sai mais uma rodada ;)

      Eliminar
  4. Linda, acho que a falta de motivação se pega! Eu fui e agora tem-me faltado motivação para voltar. Há dias em que me dá uma saudade avassaladora e me apetece regressar, e noutros não me apetece de todo! Há-de ser só uma fase, esperemos! Que bom aspeto tem esse teu arroz doce, nota-se que é bem cremoso! Cá em casa todos gostamos desta sobremesa, principalmente o meu filho do meio que me passa a vida a pedir para fazer! Hei-de experimentar esta versão! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando mesmo sem vontade mas vamos lá ver se agora a vontade regressa. No meu caso, o desânimo propagou-se a toda a internet no geral, não ando com vontade de andar por aqui, de ir para a cozinha, ... Bem, sem vontade de fazer nada mas espero que agora o desânimo desapareça. Amanhã vou voltar a experimentar este arroz, vamos ver se adoço novamente o bom humor ^_^

      Eliminar
  5. Olha que nunca provei mas parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu ao contrário de ti sou mais é de arroz doce, não ligo nada à aletria. Esta tua sugestão tem óptimo aspecto pois é visível que é bem cremoso. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro arroz doce... Sou mesmo uma perdida!
    Para não cair em tentação o melhor é nem o fazer, senão é desgraça!
    O teu parece-me mesmo muito bem.
    Bjs e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, concordo contigo mas confesso não resistir nem à confecção ^_^

      Eliminar
  8. Também sou mais de aletria e por isso nunca fiz arroz doce em casa. Mas, se estava assim tão bom, tenho que lhe dar uma chance.

    ResponderEliminar
  9. Está com um aspeto cremoso delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Como eu te compreendo quanto à falta de motivação...Mas adiante...Eu não sou apreciadora de arroz doce e muito menos de aletria. Mas teu o arroz doce ficou bastante cremoso. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, acho que vamos todos passando por esta fase ^_^

      Eliminar
  11. A falta de motivação tem que se combater :)
    Cá em casa temos as duas partes eu sou arroz doce o marido aletria e o gulosinho do filho os dois :) esses doces são tão tipicos que são até regionais. o norte é aletria :)
    Gostei dessa versão, deve ser cemosa tenho algumas versões desse docinho lá no Cininha
    beijinhos
    https://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Aqui na minha área é sempre a aletria mas como gosto de apreciar de tudo um pouco, saiu este arroz doce que até agora foi mesmo o meu preferido ^_^

      Eliminar
  12. Olá! :)

    A seguir o teu blogue já, só receitas incríveis, cheias de amor!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...