quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Arepas com carne


Como sabem, eu adoro viajar e se nem sempre se pode ir aos locais, trazemos um pouco desses sítios até nós. Isto para dizer que hoje vamos fazer as malas e voar até à América do Sul, numa viagem de sabores. A minha sugestão de hoje é um prato típico tanto da Venezuela mas também da Colômbia e do Panamá. As arepas, como são conhecidas, são um prato tradicional e consistem em uma espécie de pão feito com farinha de milho pré-cozida e depois recheadas a gosto, sendo a carne desfiada ou os ovos mexidos dois dos recheios mais procurados. Por tudo isto, venham embarcar comigo nesta viagem e deliciar-se um pouco com esta cozinha.

 



Ingredientes da massa:
- 1 medida de farinha de milho pré-cozida
- cerca de 1 medida de água morna
- sal qb

Ingredientes do recheio:
- 500g de carne de vaca
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 noz de margarina
- 1 cenoura pequena
- ½ pimento vermelho
- sal e pimenta qb
- vinho branco qb
- 1 colher (sopa) de pimentão doce
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate


Comece pelo recheio. Refogue na panela de pressão a cebola e os dentes de alho picados na margarina. Quando a cebola ficar transparente, acrescente a carne e doure-a ligeiramente. Acrescente o vinho, o pimento em tiras, o pimentão doce, a cenoura em tiras finas, a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta. Acrescente um pouco de água (apenas para cobrir a carne), feche a panela de pressão e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos. Quando a carne estiver cozinhada, desfie-a e reserve.


Para a massa, coloque a farinha numa bacia com uma pitada de sal. Vá acrescentando a água até obter uma massa moldável. Formes pequenas bolas, achate-as e leve a fritar num pouco de óleo, até dourarem de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente e abra-as ao meio. Coloque um pouco de alface e por cima a carne desfiada. Sirva de seguida acompanhando com batata-frita. 

Notas: 
- fiz umas arepas mais pequenas e depois de cozinhadas, cortei e recheei com queijo da ilha. Levei novamente ao lume até o queijo derreter e servi de seguida como entrada. Ficaram óptimas.
- as arepas podem ser cozinhadas em óleo abundante ou grelhadas. Eu optei por apenas untar a frigideira com óleo para que a massa não pegasse e depois cozinhei a massa até dourar de ambos os lados. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...