quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pão recheado


O mês está quase no fim e com isto já se começa a contar os dias para o natal, não é? Por aqui pelo menos é assim. Por isso, além de já estar a pensar nas decorações, também começo a fazer planos sobre o que por na mesa das entradas e petiscos. Isto para dizer, que quando vejo receitas, são as deste tipo que me chamam mais a atenção. E como hoje é dia 25 e por isso, dia de publicar mais uma receita no grupo de facebook "cantinho das cozinheiras", a sugestão veio directamente do blog "5 meninas, 5 receitas", no qual apenas adaptei um pouco aceitando as sugestões que a Inês tinha deixado no seu blog. Como fã de tudo que é petisco, especialmente daqueles que envolvem pão, esta espécie de paté quente fez as minhas delícias e aconselho a testarem e verem como é bom. Podem adaptar ao que têm em casa e substituir os ingredientes, acrescentar outros, a imaginação não tem limites.



Ingredientes (eu fiz um pouco a olho):
- 1 pão de tamanho médio ou vários individuais 
- cerca de 200g de queijo ralado a gosto (usei flamengo e emmental)
- 100g de chouriço de carne (usei chouriço alentejano)
- 1/4 de pimento vermelho
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média
- maionese qb (serve para fazer a ligação dos ingredientes, usei cerca de 4 colheres de sopa)
- oregãos qb

Pique os dentes de alho, a cebola e o chouriço. Corte o pimento em cubos bem pequenosMisture todos os ingredientes. Corte uma tampa no topo do pão e retire o miolo, com cuidado. Coloque a mistura no interior do pão e leve a gratinar em forno pré-aquecido a 200º até dourar. Pode colocar também o miolo do pão no forno para torrar e comer depois com o recheio. 
Sirva logo de seguida com umas tostinhas, como se fosse um paté.

Dica:
Para quem tem uma airfryer (fritadeira sem óleo), coloque o pão no cesto e programe 200º durante 3 a 5 minutos para um pão pequeno e um pouco mais de tempo se o pão for grande (convém verificar). Quando estiver dourado a gosto, sirva de seguida com as tostinhas. Esta é a minha forma preferida de fazer por ser mais rápido e consumir menos electricidade. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...