sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Pudim de maçã


Maçãs, maçãs, maçãs ... eu adoro maçãs.
E com uma macieira cá em casa já estão a ver que receitas com elas nunca faltam, embora por vezes a falta de ideias também tome conta da minha cabeça. É bolos, tartes, purés, gelados, ... e hoje também um pudim. Sim, porque se se fazem pudins de cenoura, abóbora, amêndoa, etc, também se vai fazer de maçã. E o resultado desta experiência posso dizer que foi óptimo, aprovado por todos que o comeram. Ficou um pudim leve, pouco doce, com um travo suave a maçã e nada enjoativo. Daqueles pudins em que comemos uma fatia generosa sem reclamar (já que até nem leva grande percentagem de açúcar). Espero que gostem e quem sabe o experimentem agora que o fim-de-semana está à porta, tornando-o assim bem mais guloso. 



Ingredientes:
- 900g de maçã (usei golden, bem docinha)
- 4 ovos
- 100ml de leite
- 90g de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha (20g)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- caramelo líquido qb


Descasque a maçã e corte em cubos. Leve a cozer com um pouco de água até que esta fique macia. Escorra e triture com a varinha mágica. Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido e reserve.
Bata os ovos com o açúcar, a farinha, o leite, a canela e o puré de maçã. Verta para a forma e tape-a muito bem. Coloque-a na panela de pressão com água até cerca de 1/3 da forma e depois da panela começar a  apitar, conte 30 minutos. Deixe arrefecer na panela e depois de frio, guarde no frigorífico (de preferência durante a noite). Desenforme e sirva.

Nota: caso não tenha panela de pressão, pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque um tabuleiro com água no forno e dentro deste coloque a forma do pudim, destapado, para cozer em banho-maria. Deixe cozer cerca de 45 minutos a 1 hora e depois faça o teste do palito para confirmar se está cozido.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...