terça-feira, 14 de novembro de 2017

Sopa de peixe e camarão


As noites estão bem frias ou é impressão minha? Não sei se é impressão mas que tenho tido muito frio, lá isso tenho e já não dispenso a minha manta no sofá. Para aquecer, vou tomando muito chá quente e uma sopinha ao jantar, para reconfortar o estômago e aquecer o corpo. A receita que vos deixo aqui hoje é uma das minhas sopas preferidas, mas como sopas é algo que faço muito a olho, tentei dar as quantidades para que possam também vocês experimentar esta delícia. Espero que gostem.

Ingredientes:
- 2 batatas médias
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1/2 pimento
- 1 caldo de marisco (opcional mas confere um gosto mais concentrado à sopa)
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- camarões qb (usei 8 camarões)
- pescada ou outro peixe branco qb (usei 2 postas de pescada)
- 4 delícias do mar
- sal e picante
- água qb
- salsa fresca picada qb
- pão torrado para acompanhar

Comece por levar a cozer o peixe e o camarão num tacho com água, sal, louro e um pouco de picante. Quando estiver tudo cozido, limpe o peixe de espinhas e retire as cascas do camarão. À água da cozedura junte novamente as cascas de camarão e triture muito bem. Coe e reserve o caldo.
Leve ao lume um tacho com a cebola picada, o alho picado e um fio de azeite. Refogue até a cebola amolecer e junte então o pimento em cubos, a polpa de tomate e as batatas em cubos pequenos. Deixe refogar um pouco e acrescente o cubo de caldo de marisco e a água reservada. Tempere de sal e picante e deixe cozinhar as batatas. Quando as batatas estiverem prontas, triture a sopa e junte por fim o peixe desfiado, o camarão cortado em pedaços e as delícias do mar em rodelas. Polvilhe com salsa picada e sirva acompanhada com pão torrado na hora (a minha preferência) ou umas tostinhas quando se tem pressa.

19 comentários:

  1. Com o frio que faz hoje, que bem que me sabia ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  2. Não é impressão Carla, está mesmo muito frio!! Esta sopa é perfeita para estes dias.
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Não é impressão tua! As manhãs estão frias, à tarde melhora um pouco mas à noite o frio volta em força. Eu sou uma geladinha e também tenho muito frio.
    Adoro sopa de peixe e com este frio bem mesmo a calhar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Está frio sim, eu também já não dispenso a minha manta no sofá, aliás, neste momento estou enrolada nela! :) Nunca fiz sopa de peixe, mas esta tua parece-me muito bem. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Por aqui o frio (inverno em geral) chegou com o furacão que passou. Já estava no tempo dele, é certo. Gosto de frio, mas não demasiado. E para aquecer as melhores coisas que há são chá e sopa bem quentinhos! Gosto muito de um creme de marisco, o último que comi foi nas férias. Tenho de repetir e por isso vou experimentar este! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma ótima sugestão! Cá em casa o jantar é sempre uma sopa e fruta e esta sopinha é mesmo do nosso agrado. Esta está bem apetecível.
    Está mesmo frio! Hoje liguei o aquecedor por uns instantes e a manta do sofá por aqui também já teve a sua estreia!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla
    Sopa é um dos meus pratos preferidos, aprecio em todas as épocas do ano, mas no inverno é melhor ainda, pois aquece o corpo e os pensamentos..rs
    Essa sopa de peixe e camarão me parece deliciosa
    Beijos e ótima quarta
    Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de uma sopinha deste género! E sim eu também já tenho tido imenso frio. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de sopa de peixe, esta seria muito bem vinda .

    ResponderEliminar
  10. Das minhas sopas favoritas, esta receita parece-me mesmo perfeita! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Oh 'vizinha' está mais do que frio!!! Principalmente de manha e à noite, que gelinho que por aqui se faz sentir.
    E essa sopa deliciosa? Tem um aspecto maravilhoso e eu nunca comi sopa de peixe, vou ter mesmo de experimentar ;)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho tido imenso frio de noite...sou tão friorenta! Eu adoro sopa, como o ano inteiro, mas agora tem de ser muito muito quentinha! Esta é uma das sopas que mais gostamos por aqui! Que bom! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  13. Muito bom aspecto, adoro e é uma sopa que cá em casa também fazemos e adoramos.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  14. Como adoro sopa de peixe, ui.
    Tenho de experimentar a tua receita.
    Que aspecto delicioso, parabéns.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
  15. Olá Carla, cá cheguei :)
    Gostei de conhecer o teu blog.
    Grato por dar a conhecer e como eu adoro blogs de culinária!
    Sigo e adicionei link na lateral do meu Olhar d'Ouro!
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Olá, boa tarde. Tudo o que Comida, interessa-me, lool Adorei esta receita.

    Vou ficar e levar-te comigo.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde. reparo que é um blogue onde nos podemos deliciar( com os olhos)e assim aproveitar para seguir o exemplo, de fazer. Adorei

    Já está linkado ao nosso ; https://brincandocomaspalavrass.blogspot.pt/
    Fiquei
    Bjos-Boa Sexta - Feira

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...