sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cozonac cu mac ( pão doce com recheio de papoila )


Quem me segue já sabe da minha adoração por viagens, sejam fisicamente ou pelos sabores. E se na maior parte das vezes não é possível ir aos locais, é através da cozinha que mais viajo, sozinha ou acompanhada. Por isso, desta vez convido-vos a embarcar nesta viagem comigo até à Europa central e de leste e conhecer um pão/bolo delicioso e bem diferente das nossas receitas portuguesas. Estou a falar-vos de uma receita comum em toda aquela área e popularmente confeccionada na época natalícia, embora se encontre facilmente nas padarias ao longo do ano.

Conhecido como um rolo de massa doce tem como recheios tradicionais o de sementes de papoila (o meu preferido) e o de nozes. Embora existam ligeiras alterações de país para país, os ingredientes base assim como a sua confecção é algo que não se altera.
Muito popular na Europa central e de leste, este pão acabou por ganhar diversos nomes, consoante o seu país: Hungria ( beigli ); Áustria ( mohnkuchen ); Polónia ( makowiec ); Roménia ( cozonac); entre outros ...


Sendo assim, a receita que vos trago hoje vem directamente da Roménia, país fortemente influenciado pela gastronomia húngara, com um recheio delicioso e diferente devido ao crocante das sementes. Posso mesmo afirmar que desde que provei o original queria testar cá em casa um. E agora chegou a altura, não só por estarmos no Natal mas também porque este mês a Susana e a Lia desafiaram-nos a fazer um "beigli" para o desafio "Sweet World". Embora eu tenha optado por um país vizinho, o resultado ficou fantástico e muito parecido com o que tinha provado, o que me fez pensar logo em colocar a mão na massa mais vezes já que este só durou 48 horas. Espero que gostem tanto como eu, apenas aviso que este pão torna-se algo viciante ...
   

Ingredientes da massa:
- 500g de farinha 65
- 125g de açúcar
- 50g de margarina ou manteiga
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de óleo 
- 250ml de leite
- 2 ovos
- 12g de fermento de padeiro fresco (1/4 de um cubo)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 gema de ovo batida para pincelar

Ingredientes do recheio:
- 200g de sementes de papoila
- 100g de açúcar
- 150ml de leite
- 1 colher (chá) de manteiga (não usem margarina)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 colher (chá) de raspas de limão

Para a massa:
Comece por dissolver o fermento num pouco de leite morno. Bata os ovos e misture-os com o restante leite.
Numa taça grande coloque todos os ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea. Deixe  a massa repousar cerca de 2 horas tapada em local quente (a massa tem de duplicar de volume).

Para o recheio:
Comece por lavar as sementes de papoila (coloco-as num passador de pano e passo por água corrente).
Coloque num tacho as sementes, o leite, a manteiga e o açúcar. Leve ao lume, mexendo levemente para não queimar. Quando o leite levantar fervura, junte a baunilha e o limão. Mexa sempre até que a mistura perca quase todo o líquido. Deixe esfriar.

Montagem:
Estique a massa com o rolo, numa bancada enfarinhada, até que fique com uma espessura fina. Espalhe o recheio de forma a cobrir toda a massa. Enrole com cuidado e transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 a 35 minutos (ou até a superfície dourar bem e as laterais estarem cozinhadas, cuidado para não deixar secar demais a massa). Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e depois transfira o bolo/pão para um prato de servir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...