terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Ovos em neve ... ou nevados


Se ontem vos trouxe uma salada, hoje apareço com uma sobremesa que se tornou bem gulosa por cá. De origem francesa, foi pela Roménia que a conheci depois de tanto ouvir falar bem dela. Elogios atrás de elogios fizeram-me também a mim querer provar e o que vos posso dizer é que gostei bastante. Parente das nossas conhecidas farófias, os ovos em neve tornam-se a sobremesa perfeita para finalizar um almoço em família, especialmente se servidos bem frescos, e quem sabe fazer também parte da mesa de Natal, não acham? Por aqui vão ser repetidos, garanto!!!






Ingredientes:
- 1 litro de leite (de preferência gordo para melhor resultado)
- 6 ovos
- 150g de açúcar
- 1 colher (chá) de açúcar baunilhado
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Comece por separar as gemas das claras. Bata as claras em castelo e depois de "levantadas", acrescente aos poucos 50g de açúcar e o açúcar baunilhado, batendo sempre. Estarão prontas quando ficarem bem firmes, com picos.
Aqueça o leite num tacho e quando estiver bem quente, cozinhe colheradas de claras batidas, cerca de 2 minutos de cada lado. Retire com cuidado para um prato e deixe arrefecer. Repita o processo até acabar com as claras.
Bata as gemas com o restante açúcar e o aroma de baunilha. Acrescente um pouco de leite para temperar a mistura e depois verta o preparado no leite, mexendo sempre em temperatura baixa até obter uma mistura cremosa. Depois de pronta, deixe arrefecer completamente.
Na hora de servir, distribua o creme por pratos fundos ou taças, coloque as claras cozidas por cima e sirva de seguida. Se quiser pode polvilhar com raspas de chocolate para um toque especial.



E se uns ovos nevados podem fazer parte da nossa mesa de Natal, o que acham de uns mexidos de Natal? A Ana (blogue "Cozinha da Anita") acha que sim e eu também, parecem deliciosos ...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...