terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bacalhau com natas ... da mamã



Eu adoro receitas de bacalhau. Tirando a salada de bacalhau crú e o bacalhau frito, todos os restantes pratos adoro, embora uns mais do que outros. E cá em casa o bacalhau com natas é daqueles que fazem sempre sucesso e todos adorámos. A receita que deixo aqui hoje é da autoria da mamã (e feita também) mas que merece ser partilhada aqui no blog, porque é muito saborosa mesmo. Espero que gostem tanto como nós cá em casa :)


Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau demolhados
- 2 cebolas em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- azeite qb
- 200ml de natas
- 500ml de leite
- 60g de farinha
- 30g de margarina
- cerca de 700g de batatas (é um pouco a olho)
- sal e pimenta
- queijo ralado qb

Dê uma fervura ao bacalhau, escorra e limpe de peles e espinhas. Reserve.
Corte as batatas em palitos bem finos e frite. Reserve.
Misture o leite com a farinha até a dissolver por completo. Leve ao lume um tacho com a margarina e quando esta derreter, junte a mistura de leite, passando-a por um coador. Mexa sempre até começar a engrossar, acrescente as natas e tempere de sal e pimenta. Mexa até engrossar mais um pouco. Retire do lume, cubra com película aderente (junto à superfície do creme) e reserve.
Leve ao lume uma frigideira com a cebola, os alhos, o louro e azeite. Deixe refogar bem, acrescente o bacalhau, tempere com sal e pimenta e refogue mais um pouco.
Numa travessa de ir ao forno e à mesa (untado levemente com azeite) coloque uma camada de batatas-fritas, uma de refogado de bacalhau e outra de batatas-fritas. Verta o creme de natas por cima e polvilhe generosamente com queijo ralado. Leve ao forno até alourar a gosto e sirva de seguida, acompanhado com uma salada. 


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Macarrão vegetariano com queijo de cabra


A sugestão de hoje é tão simples que ainda pensei em não publicar mas quem me conhece e visita sabe que são estas as refeições que mais gosto de fazer e com as quais mais me identifico, por isso aqui vai, já que ficou bem saborosa.
Um dia destes estava sem vontade nenhuma de cozinhar mas com uma fome enorme, algo que me tem acontecido muitas vezes nos últimos tempos, confesso. Poderia ter recorrido a umas tostas, taça de cereais, ... mas não era isso que me apetecia, queria algo mais reconfortante. E nestas situações, as massas e o wok são sempre um dos meus aliados, assim surgindo uma refeição rápida, nutritiva e perfeita para mais uma meat free monday, não acham?



Ingredientes:
- macarrão ou outra massa a gosto (usei o macarronete de azeitona da Milaneza)
- cebola em meias luas finas
- alho picado
- cogumelos laminados
- azeite
- folhas de nabiças (se não gostar da acidez, optem por espinafres)
- queijo de cabra em cubos
- sal e pimenta

Coza a massa em água temperada com sal até estar cozida a gosto. Reserve.
Entretanto leve ao lume um wok com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Quando a cebola amolecer, junte os cogumelos e as nabiças e envolva bem, tempere e deixe cozinhar. No final, envolva a massa e o queijo, sirva de seguida. 

Nota:
- tanto as nabiças como o queijo de cabra têm sabores bastante fortes, caso não aprecie sabores assim intensos, troque as nabiças por espinafres e o queijo de cabra por queijo fresco.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

12 receitas doces com claras

O fim-de-semana está à porta e vale a pena começar a pensar num doce para nos acompanhar ao longo destes dois dias, não acham? E com tantas claras no congelador comecei a pensar que se calhar não sou a única e talvez também vocês tenham umas quantas perdidas no congelador, resultado dos doces das festas passadas. Por isso, hoje não deixo aqui uma sugestão mas sim 12 deliciosas sugestões de receitas doces para gastarem as ditas claras, espero que gostem!!! 






Desejo-vos um fim-de-semana bem guloso ...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Pão de kamut e sementes


Hoje o dia acordou cinzento, com chuva e vento, o típico dia de inverno que já não se fazia sentir por aqui há bastante tempo. E nestes dias assim, sabe-me sempre bem ligar o forno e fazer algo reconfortante. E assim foi um dia destes, depois de um prato reconfortante, surgiu este pão quentinho para o lanche, barrado com manteiga e acompanhado com uma chávena de chá bem quente e uma mantinha nas pernas ... soube tão bem :)

Ingredientes:
- 300g de farinha kamut (usei da Myprotein)
- 200g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de sementes variadas (usei linhaça e sésamo)
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 350ml de água
- 1 colher (chá) de sal 

Comece por diluir o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP, começando pelos líquidos e finalizando com o sal. Escolha o programa "normal" ou apenas "amassar e levedar - massas" e depois leve a cozer no forno, numa forma untada e polvilhada, como eu fiz.
Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Caso não tenha MFP, basta diluir o fermento num pouco de água e depois misturar os restantes ingredientes, amassando até obter uma massa elástica. Deixe levedar até duplicar de volume e depois leve a cozer, a 180º, até que a superfície do pão doure e ao dar um toque, ouça um som oco.
Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Resultado de imagem para my protein
Se quiserem saber mais sobre a marca e conhecer esta farinha e outras, visitem o site da Myprotein acedendo aqui.


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Macarrão com carne e legumes no wok


Existem pessoas que já nasceram com o dom e gosto pela cozinha. Existem outras que aprenderam a gostar com o tempo. Eu incluo-me claramente no segundo grupo. Foi apenas à meia dúzia de anos que descobri que até gostava de fazer uns quantos doces, tanto para o lanche como para a sobremesa e por sorte, até me calhavam bem (quase sempre). A partir daí, a minha mãe deixou de fazer essa parte culinária (e aqui entre nós, que alívio foi para ela), fazendo apenas doces no Natal (aí tem de ser, que eu não gosto muito de fritar). 
Mas se as receitas doces até me conquistaram rapidamente, os salgados nem tanto e refeições não eram para mim. Mas a vida não pára e tudo isto mudou quando comecei o blog à coisa de ano e meio, especialmente devido à necessidade de ter material para publicar. Não adiantava de nada ter um blog e publicar esporadicamente. Além disso, não podemos viver apenas de doces (quem dera para alguns). Por isso, acabei por ir cozinhando uma coisinha aqui e outra ali, tudo muito simples para "ganhar mão" e hoje em dia, embora não me considere uma cozinheira de mão cheia, também não deixo ninguém a passar fome e geralmente os pratos das cobaias ficam limpinhos (a minha mãe diz que me tornei uma "dona de casa" perfeita e já posso casar, falta agora é encontrar o homem "perfeito" - se conhecerem algum avisem). 
Este testamento todo para dizer que sou uma pessoa que agora gosta de experimentar receitas e produtos novos e a sugestão de hoje foi mais um produto testado pela primeira vez mas que me agradou bastante, uma massa com toque oriental, feita rapidamente e sem sujar muita louça, como eu gosto.


Ingredientes:
- massa macarrão para o wok Milaneza
- carne de porco em tiras (ou outra carne a gosto)
- cenoura em palitos finos
- cogumelos laminados
- pimento em tiras
- courgette em rodelas finas
- alho-francês em rodelas
- cebola em meias-luas
- alho picado
- 1 fio de azeite
- molho de soja
- sal e pimenta
- folha de louro
- cebolinho fresco picado

Leve ao lume um wok com um fio de azeite, o louro, a cebola e os alhos até a cebola amolecer. Acrescente a carne em tiras e um pouco de molho de soja. Deixe cozinhar até a carne ganhar cor, acrescente os restantes legumes, sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem "al-dente". Nessa altura, coloque uma medida de massa e meia medida de água a ferver (eu usei partes iguais de massa e água porque o meu preparado estava sequinho). Aumente o lume, envolva bem e mexa durante 5 minutos para que a massa coza por igual (no meu caso demorou um pouco mais). Rectifique os temperos e sirva de seguida, polvilhada com cebolinho picado.

Notas:
- na embalagem da massa referia que devíamos utilizar 2 porções de massa para 1 de água e deixar cozer durante 4 minutos, mexendo sempre. No entanto, comigo não resultou e acabei por utilizar 2 porções de massa para 2 de água, além de deixar cozinhar mais minutos. Tirando isso, ficou um prato muito saboroso e gostei bastante da massa, bem mais fina que o macarrão tradicional. Vou repetir mais vezes, sem dúvida.
- os legumes utilizados são ao gosto de cada um, desta vez usei "restos" perdidos do frigorífico. O tipo de carne também é o que der mais jeito, deve ficar óptima com frango, por exemplo.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Caldeirada de polvo


Com o começar de uma nova semana surge também a necessidade de receitas rápidas para o dia-a-dia, aquelas que não nos fazem perder tempo na cozinha, especialmente quando tempo é algo muito valioso. E como boa e orgulhosa portuguesa que sou, muitas vezes recorro às receitas tradicionais para me inspirar. Embora ainda não tenha conseguido perceber como um país tão pequeno é tão rico e variado a nível gastronómico (já para não falar das lindas e diversas paisagens, mas aí já entrava na área da geografia e não posso divagar muito), essa mais-valia torna a escolha de receitas muito mais facilitada, sem dúvida.
A sugestão que apresento aqui hoje é um dos meus pratos preferidos - caldeirada - e desta vez o bichinho eleito foi o polvo, mas podem fazer com lulas, chocos ou potas, que fica igualmente saborosa, garanto!   


Ingredientes:
- 1 kg de polvo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 a 2 folhas de louro
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 3 tomates maduros
- 1 fio de azeite
- 50 ml de vinho do porto
- batatas qb (cerca de 1kg)
- sal e pimenta qb

Comece por lavar o polvo e colocá-lo a cozer. Eu coloco-o numa panela de pressão com uma cebola inteira (não junto água). Depois de começar a apitar, conto 15 minutos e desligo. Depois de retirar a pressão, retiro da panela e reservo a água que se criou.
Num tacho largo, refogue a cebola em meias luas, os dentes de alho picados e o louro num fio de azeite. Quando a cebola amolecer, junte os tomates picados e o pimento em tiras. Deixe refogar mais um pouco e acrescente as batatas em rodelas grossas, o vinho do porto, a água da cozedura do polvo e os temperos. Tape o tacho e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias (se necessário, acrescente mais água). Quando as batatas estiverem quase prontas, acrescente o polvo partido em pedaços e deixe acabar de cozinhar. Sirva de seguida e no fim molhe o pão no molho, é uma delicia!


Notas:
- sempre que confeccionar polvo, congele-o antes (no caso de comprar fresco). A congelação vai permitir quebrar as membranas do polvo e torná-lo mais tenro (não precisa de andar à pancada com o bicho como antigamente se fazia);
- para cozer o polvo rapidamente, coloque-o depois de bem lavado na panela de pressão e acrescente uma cebola inteira (mas descascada). Não necessita de água nem sal. Quando a panela começar a apitar, reduza o lume e conte 15 minutos (se o polvo for muito grosso aumente para 20 minutos). Ao fim do tempo, retire a pressão da panela e utilize o polvo na receita escolhida. A água que sobrou é óptima para enriquecer um arroz, por exemplo;
- caso queira transformar esta receita numa bem mais económica, aproveite as promoções de tentáculos de pota que costumam existir nos supermercados e substitua assim o polvo. Em termos de sabor, não notará grande diferença. A cozedura é feita da mesma forma que com o polvo.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Mini-cheesecakes de vinho do porto


É impressão minha ou esta semana passou a correr, melhor, a voar mesmo... E como já estamos novamente à porta de mais um fim-de-semana, deixo-vos aqui hoje algo doce para alegrar o vosso fim-de-semana. 
Estes cheesecakes são perfeitos para quem gosta de vinho do porto mas caso não gostem da bebida, podem substituir por outra que gostem. E se vos der a preguiça (como me dá a mim muitas vezes) podem fazer em versão familiar que também fica boa.


Ingredientes para a massa: 
- 200g de bolacha tostada ou outra similar 
- 100g de margarina derretida
- 4 colheres (sopa) de vinho do Porto

Ingredientes para o recheio:
- 3 ovos
- 250g de queijo quark
- 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
- 40g de farinha
- 100ml de vinho do Porto (a quantidade é um pouco ao gosto de cada um)

Para a massa, triture a bolacha e envolva rapidamente na margarina e no vinho do porto. Depois de bem misturada, coloque em forminhas de alumínio e calque bem. Leve ao forno até dourar levemente e reserve.
Para o recheio, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado, junte o queijo, a farinha e o vinho do porto. Bata apenas para envolver os ingredientes. À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta nas forminhas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, até cozer (faça o teste do palito apartir dos 15/20 minutos). Desenforme e sirva de preferência fresco, polvilhado com açúcar em pó.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bife grelhado com molho acebolado


Como sabem, as refeições simples são sempre as minhas preferidas e no dia a dia não podemos complicar, não é? Por isso, hoje deixo mais uma sugestão simples e rápida para uns simples bifes. 


Ingredientes:
- bifes de vitela
- cebola em meias luas finas
- vinho tinto
- colorau, sal e pimenta
- 1 pitada de açúcar (opcional, para quebrar a acidez do vinho)
- azeite

Tempere os bifes com sal e pimenta e leve a grelhar numa frigideira quente antiaderente. Quando estiverem no ponto, retire e tape para manter a temperatura. Nessa mesma frigideira, coloque um fio de azeite e a cebola. Deixe cozinhar até a cebola ficar transparente, acrescente o vinho, os temperos e uma pitada de açúcar, se não gostar de sabores ácidos. Deixe cozinhar até o molho começar a reduzir. Verta sobre os bifes e sirva com puré de batata (ou batata cozida) e uma salada.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Medovik ... um bolo de mel russo


Sabem aqueles bolos que se olham e fica a vontade de experimentar ... mas depois espreitamos a lista de ingredientes e ficamos com a certeza que não vale a pena testar. Este foi um desses bolos quando vi que era o desafio da 12ª edição do Sweet World. A Lia apresentou-nos um bolo com aspecto exemplar mas que continha ingredientes não muito bem aceites cá em casa, por isso fiquei logo a pensar que não o poderia fazer e esta seria a minha primeira vez sem participar. Estou a falar do Medovik, um bolo de mel de origem russa com mais de 200 anos (é mesmo velhinho).

Pelo que percebi, o Medovik foi criado em 1820 pelo chef privado do czar Alexandre I para a sua esposa, a imperatriz Elisabeth (que detestava mel). Este ousado chef resolveu ir contra todos e serviu este bolo à imperatriz, que logo adorou e quis saber quais os ingredientes que tal bolo continha. Com medo e já contando com um severo castigo, este jovem chef não conseguiu mentir e lá falou que o ingrediente principal era o mel. Ao contrário do esperado por todos, o chef foi premiado e o seu bolo é feito até aos dias de hoje. 



E se a imperatriz Elisabeth não gostava de mel, também eu não sou a sua maior fã mas confesso que neste bolo gostei bastante e sem dúvida que é um ingrediente crucial para o seu sucesso. Depois de pesquisar muito sobre a receita deste bolo não consegui perceber ao certo qual seria a receita original (apenas que levava bastante manteiga) e por isso optei por retirar um pouco daqui e dali, fazendo assim a minha versão deste tão afamado bolo por terras frias do czar (mas mais ao gosto cá de casa). Quanto ao bolo em si, embora pareça complicado, não o é e faz-se rapidamente. Não é nada enjoativo e o meu único conselho é que o façam no dia anterior e o mantenham no frio até à hora de servir, garanto que fica melhor a cada dia que passa. E assim passou mais uma edição deste desafio que completa 12 meses e eu me confesso uma Sweet lover, não consigo mesmo resistir :)


Ingredientes para o caramelo:
- 1/2 chávena de açúcar
- 1/3 chávena de leite magro
- 1 colher (sobremesa) de manteiga magra

Ingredientes para o creme:
- 450ml de leite magro
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho cheias
- o caramelo preparado (usei apenas 2/3 da quantidade)

Comece por preparar o caramelo. Leve ao lume o açúcar até dourar (cuidado para que não queime). Quando atingir um dourado intenso, retire do lume e misture a manteiga até derreter. Acrescente aos poucos o leite, mexendo sempre com cuidado para não se queimar. Quando estiver bem misturado, leve novamente ao lume para engrossar um pouco, mexendo sempre. Deixe arrefecer.
De seguida, prepare o creme. Misture os ovos com o açúcar, o amido de milho e um pouco de leite. Aqueça o restante leite e misture-o aos poucos no preparado de ovos. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, cubra a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer. 
Quando estiver frio, misture aos poucos o molho de caramelo até obter um sabor que lhe agrade (eu utilizei apenas 2/3 do caramelo).


Ingredientes para o bolo:
- 250g de farinha
- 50g de manteiga magra
- 2 ovos
- 100g de açúcar
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de mel
- nozes qb

Derreta a manteiga com o mel no microondas. Junte os ovos, o açúcar, a farinha e o bicarbonato de sódio. Mexa bem com uma colher até obter um preparado homogéneo. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e amasse mais um pouco até que se descole das mãos (se necessário, junte mais farinha). Corte em 6 pedaços iguais e estique-os, dando a forma de círculo ou rectângulo. Corte-os todos iguais e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 5 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. 
Coza também os restos da massa e depois de frios, triture-os numa picadora juntamente com algumas nozes.

Montagem: 
Coloque uma camada de bolo num prato de servir, barre com um pouco de creme, coloque mais uma camada de bolo, novamente creme e assim sucessivamente, terminando com o creme. Barre também as laterais do bolo e polvilhe todo o bolo com as migalhas de bolo que sobraram. Decore com nozes partidas e guarde no frigorífico até à hora de servir. Aconselho a fazer o bolo de véspera para que os sabores fiquem mais intensos.

12º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Medovik"

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Macarronete de azeitona à portuguesa


Lembram-se de no post anterior eu ter falado do presente que a Milaneza gentilmente me enviou? A verdade é que com um leque de massas à escolha, logo fomos testar uma massa ao almoço (era mesmo inevitável, não acham?). E a escolha recaiu pelo macarronete de azeitona, uma massa que ainda não tinha experimentado mas que gostei bastante pelo seu sabor suave mas perceptível a azeitona. E como tinha ainda umas sobras de carnes de um cozido à portuguesa, surgiu assim uma massa com um gostinho bem especial e além disso, de aproveitamentos (que hoje em dia se tornaram tão importantes para a gestão do orçamento familiar). Um prato bem reconfortante para estes dias frios e com um sabor delicioso, espero que gostem tanto como nós aqui em casa :)


Ingredientes:
- massa macarronete de azeitona Milaneza qb
- carne de vaca e enchidos cozidos qb*
- cebola picada
- alho picado
- vinho branco
- polpa de tomate
- sal e pimenta qb
- 1 fio de azeite

Comece por cozer a massa consoante as instruções da embalagem, escorra e reserve.
Enquanto a massa coze, leve ao lume um tacho com um fio pequeno de azeite, alho picado e cebola picada. Quando esta amolecer, junte a carne e os enchidos em cubos, um pouco de vinho (pouco) e um pouco de polpa de tomate. Deixe estufar um pouco, acrescentando um pouco de água da cozedura do macarrão. Rectifique os temperos e acrescente a massa cozida, envolva bem e sirva de seguida.

* Pode utilizar outras carnes cozinhadas que lhe tenham sobrado de outras refeições. Caso não tenha sobras, pode juntar a carne e os enchidos (em crú) como manda a receita e deixar estufar até estarem tenros. Nesse caso, depois de refogar a cebola, acrescente a carne e enchidos, o vinho, a polpa de tomate e tempere a gosto. Envolva até a carne começar a ganhar cor e acrescente água até cobrir a carne. Deixe estufar até ficar tenra e envolva a massa. Sirva de seguida. 


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Agradecimento ... Milaneza


Hoje acordei com a campainha a tocar ... quem era, quem? 
O sr carteiro, para me trazer uma encomenda.

Ao abrir a caixa, deparei-me com muitas massas deliciosas, gentilmente enviadas pela Milaneza por ter sido uma das vencedoras do passatempo "Crie a aletria mais original" com a receita de "Aletria com molho de frutos silvestres"  


MUITO OBRIGADO Milaneza pelo presente, adorámos cá em casa e vamos já experimentar uma agora ao almoço!!!

 :) :) :)

Queques de beterraba e baunilha saudáveis (sem adição de açúcar)


Um dos meus lemas este ano é tentar não deixar para a próxima semana o que se pode fazer nesta. E com isto quero dizer que quando vejo uma receita que me suscita interesse, o melhor é fazer o mais rápido possível. De certeza que vocês têm listas de receitas intermináveis para fazer, que se vão guardando com o intuito de fazer a seguir mas que acabam por entrar no esquecimento. Eu era assim e com o início do ano reparei que a lista era tão grande que até já estava dividida entre doces e salgados. Com tantas receitas para fazer e muitas outras que virão no futuro, cheguei à conclusão que ou fazia um menu de degustação todos os dias, ou nunca conseguiria experimentar tudo o que tinha guardado. Por isso, tomei a decisão de começar do zero e apagar tudo. Tal como se costuma dizer, ano novo vida nova, ou neste caso, receita nova e por isso, tentarei não guardar tantas receitas este ano e fazê-las o mais rápido possível.    
Todo este chato discurso para dizer que quando vi uns queques de beterraba no  blog "O meu tempero", queques esses que tinham a particularidade de não levarem açúcar, fiquei curiosa e resolvi experimentar já no fim-de-semana. O resultado foram uns bolinhos fofos, com um ligeiro sabor a beterraba, doces o suficiente para se matar a gula e bem rápidos de se fazer. Aprovados por quem não aprecia beterraba cá em casa, são a minha sugestão saudável para o início desta semana.


Ingredientes:
- 1 beterraba média cozida (ou cenoura se não gostar de beterraba)
- 1 mão cheia de uvas passas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 ovo
- 100g de farinha de trigo com fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha (ou raspa de laranja)
- amêndoas laminadas qb (levemente tostadas)

Coloque na cuba da Yammi a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture 20 segundos na velocidade 7. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais 15 segundos, velocidade 6. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Se não tiver um robot de cozinha todo "xpto":
Coloque na liquidificadora a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture até obter um puré. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais um pouco até ficar um creme homogéneo. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Um pensamento #1

Num mundo em que só se fala de guerra, atentados, violência de todos os géneros e feitios, precisamos parar e repensar o que realmente importa e tentar lutar por um mundo melhor. Um mundo onde se possa crescer e viver em paz, não apenas sobreviver. 
E se adoro a música "Imagine" de John Lennon, hoje apeteceu-me ouvir antes esta dos "Thirty Seconds to Mars", uma música e videoclip que adoro.  


sábado, 14 de janeiro de 2017

Tiras de pota com molho de whisky


Os dias têm passado a correr e o tempo parece que não estica. Tão depressa é Segunda como de repente já é Sábado, não entendo como o tempo corre em vez de caminhar. Mas isso não significa que não se coma cá por casa e, embora muitas vezes as receitas sejam as do costume ou sem graça, por vezes lá chega uma que merece destaque e a de hoje é uma delas.
Uma receita económica, rápida e saborosa para os dias corridos da semana ou para o descanso do fim-de-semana, espero que gostem!


Ingredientes:
- 500g de tiras de pota
- 1 lata de tomate pelado
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 2 a 3 colheres (sopa) de whisky
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
- 100ml de leite
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- azeite qb
- rodelas de chouriço qb
- sumo de 1 limão


Corte as tiras de pota em tiras mais pequenas, tempere com o sumo de limão. Leve ao lume um tacho com a cebola picada, o alho picado, o louro e um fio de azeite. Refogue até a cebola amolecer e acrescente as tiras de pota e o chouriço. Envolva bem e acrescente o vinho, o whisky, o tomate picado, e os temperos. Deixe refogar até as potas ficarem macias. Misture a farinha no leite e acrescente ao preparado. Rectifique os temperos e mexa até o molho engrossar um pouco. Sirva de seguida, acompanhado com arroz ou puré de batata.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Trifle de chocolate e frutos silvestres


Sabem aqueles dias em que temos de fazer uma sobremesa mas não sabemos bem o quê? E o pior, que temos pouco tempo para a fazer? Bem, este trifle surgiu num desses dias e acabou por ser o que eu chamaria de limpa congelador.
Tal como muitos de vocês devem também ter, eu tenho imensas claras no congelador resultado dos últimos doces desta época que passou e necessito de lhes dar um uso relativamente rápido (sim, porque são mais de 50, acreditem). Por isso, sobremesas com claras acabam por ser uma das minhas escolhas. Juntando mais uns quantos restos perdidos no congelador, sobras das festas que não se podiam estragar, surgiu esta sobremesa, espero que gostem :)


Ingredientes:
- restos de bolo de chocolate*
- ginginha qb
- 4 claras
- 1 embalagem de gelatina de frutos vermelhos light
- 200ml de natas + 2 colheres (sopa) de açúcar
- 200g de frutos silvestres ou framboesas congelados + 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
- coco ralado qb
 

Comece por preparar a gelatina. Leve ao lume 150ml de água e quando levantar fervura, retire do lume e misture o pó de gelatina até este se dissolver. Acrescente mais 150ml de água fria e reserve até ficar completamente frio.
Entretanto prepare a compota de frutos silvestres. Leve ao lume os frutos com o açúcar e deixe cozinhar até obter uma compota ligeira. Reserve.
Bata as natas em chantilly firme com as 2 colheres de açúcar e reserve.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente na gelatina reservada (já fria).

Montagem:
Numa taça grande ou em taças individuais coloque uma camada de preparado de gelatina, depois uma camada de bolo de chocolate levemente demolhado com a ginginha. Por cima deste, coloque uma parte da compota de frutos silvestres, depois o restante preparado de gelatina, a restante compota e por fim as natas em chantilly. Polvilhe com coco ralado e leve ao frigorífico até ficar bem fresco.


* se não tiver restos, pode fazer esta receita:
Bata 3 claras em castelo e vá juntando aos poucos 100g de açúcar até obter picos firmes. Sempre a bater, acrescente as gemas e 3 colheres (sopa) de leite. Por fim, envolva delicadamente 80g de farinha com fermento e 50g de cacau em pó. Leve ao forno numa forma untada e polvilhada, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Costeletas com molho de whisky e puré de batata


Se existe algo que gosto é de variar os pratos, nem que seja um pouco para que não se tornem rotineiras certas refeições simples do dia-a-dia. A sugestão que deixo aqui é apenas mais uma, desta vez feita pela mãe, mas que resultou numas costeletas com um molho bem guloso. Mas acima de tudo, bem rápidas de se confeccionar e perfeitas para os dias da semana, onde o tempo tende a ser escasso. Acompanhei com puré de batata feito na Yammi e uma salada.


Ingredientes:
- 3 costeletas
- 3 colheres (sopa) de whisky
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 e 1/2 colher (sopa) de molho cocktail
- azeite qb
- sal e pimenta qb
- 1 noz de manteiga (opcional, se quiser um molho mais encorpado)

Para o puré:
- 1kg de batatas
- 250ml de água
- 150ml de leite magro
- 1 noz de manteiga
- sal e pimenta qb


Para o puré:
Comece por preparar o puré. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as no copo da Yammi com a água e o sal. Programe 20 minutos, na velocidade 1, temperatura 100º. Junte o leite, a manteiga e tempere com pimenta. Programe mais 1 minuto, na velocidade 4. Sirva de seguida.
Caso não tenha um robot de cozinha, leve as batatas a cozer com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas, triture-as (ou esmague muito bem com um garfo), junte o leite, a manteiga e a pimenta. Leve novamente ao lume até obter um puré cremoso.

Para as costeletas:
Tempere as costeletas com sal e pimenta e leve-as a cozinhar num fio de azeite, numa frigideira anti-aderente até ficarem douradinhas. Retire do lume e reserve.
Na mesma frigideira, junte o vinho, o whisky, o molho cocktail e uma pitada de sal e pimenta. Mexa até obter uma mistura homogénea (caso queira, acrescente uma noz de manteiga). Verta sobre as costeletas e sirva de seguida, acompanhadas com o puré de batata e uma salada verde.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O melhor de 2016

O tempo tem sido escasso por estas bandas e isso tem-se reflectido na minha passagem pelo blog (e pelos blogues amigos, também). Entre uma gripe no final de ano, várias encomendas, as festas de natal e passagem de ano e um novo projecto artístico, o tempo (e por vezes até a vontade de fazer algo mais) tem sido curto e por vezes inferior ao pretendido. Por essa razão, a minha presença por aqui tem estado um pouco ausente mas isso vai já mudar, até porque eu adoro ter planos e o blog é um deles e já me estava a fazer falta. 
Por isso, vamos lá começar a cozinhar novamente e a experimentar muito o fogão cá de casa, qual dona de casa perfeita, de avental, colher de pau e panela debaixo do braço :D
Mas como um novo ano começou, nada como fazer uma retrospectiva do ano que passou e assim deixo-vos hoje as minhas receitas preferidas ao longo destes últimos 12 meses, porque recordar é o que de melhor podemos fazer, não acham? E nada como termos um passado bem presente para ganhar força para o futuro que se encontra à nossa frente ... mas olhem que a escolha foi bem difícil, espero que gostem.


Junho - bolo fraisier


Novembro - prinsesstarta 

 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Chow mein de camarão



Com o início de mais um ano, surgem aquelas listas de tudo o que queremos fazer. Listas imensas, por vezes com coisas que se repetem todos os anos e que acabamos por nunca as conseguir concretizar. Mas se formos modestos e escrevermos apenas o que é minimamente alcançável, tudo fica mais fácil. Por esta razão,  uma das coisas que pretendo para este ano é viajar muito através dos sabores e dar a volta ao mundo. Por isso, se comecei o ano com uma receita bem portuguesa, desta vez atravessei o mundo e perdi-me por terras orientais com uma massa de camarão deliciosa. Venham comigo nesta viagem e deliciem-se tanto como eu.


Ingredientes:
- camarão grande qb (usei 4 por pessoa)
- mistura de legumes chineses
- cogumelos frescos
- cebola em rodelas
- alho picado
- óleo de sésamo
- molho de soja
- molho agridoce
-  sementes de sésamo
- noddles chineses

Cozinhe os noddles conforme as instruções da embalagem e reserve. Toste as sementes de sésamo e reserve.
Aqueça um wok com um pouco de azeite e salteie os camarões, temperando com um pouco de molho de soja e molho agridoce, reserve. No mesmo wok, salteie a cebola e os alhos até a cebola amolecer, junte os cogumelos e os legumes chineses e deixe cozinhar até ficarem “al dente”. Tempere com molho de soja e um pouco de molho agridoce. Quando estiverem no ponto, acrescente os camarões e a massa, envolva bem e se necessário rectifique os temperos. Sirva de seguida polvilhado com as sementes de sésamo.




domingo, 1 de janeiro de 2017

Pastéis de nata de bacalhau


Início do ano 2017, um ano que espero que venha cheio de coisas boas, novos projectos e muitas alegrias. E neste dia, passo sempre com a família, numa mesa farta e cheia de comida variada, com jogos e filmes à mistura, num serão tranquilo e bem reconfortante.
Mas dia 1 também significa "dia um ... na cozinha" e neste caso, dia de uma receita de entrada. A minha escolha foi rápida e prendeu-se com algo que andava na minha cabeça à imenso tempo e que tornou a decisão bem rápida. Uma receita com tradição bem portuguesa e que vos vai agradar ... uns pastéis de nata de bacalhau!


Ingredientes:
- 1 lombo de bacalhau
- 200ml de natas
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- salsa fresca picada qb
- 300ml de água de cozer o bacalhau
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 embalagem de massa folhada rectangular (uso as do lidl)


Coza o bacalhau num tacho com água durante 10 minutos. Retire o bacalhau e limpe de peles e espinhas. Reserve 300ml de água.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o louro. Quando a cebola amolecer, junte o bacalhau em lascas e a salsa picada. Dissolva a farinha na água de cozer o bacalhau e junte ao preparado, juntamente com as natas. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar até o molho engrossar um pouco, mexendo de vez em quando. Retire do lume, rejeite a folha de louro e transfira o preparado para outro recipiente, de forma a que arrefeça mais rápido. Deixe arrefecer por completo.
Unte forminhas com óleo (eu humedeço um papel com óleo e passo nas formas).
Estique a massa folhada e depois enrole-a. Corte 16 fatias iguais e forre as forminhas com ela pressionando do centro para as laterais com os polegares. Recheie com o creme de bacalhau e leve ao forno, pré-aquecido a 220º, até a massa folhar e o creme dourar. Retire e sirva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...