terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Patas de veado ... um doce português


Patas de veado, nome tão engraçado para um bolo. Dizem que é um bolo típico das nossas pastelarias portuguesas mas ou eu ando muito distraída ou não é bolo daqui da zona já que até agora nunca tinha ouvido nem visto tal bolo (e acreditem, com um nome destes eu iria lembrar-me de certeza). Por esse meu desconhecimento, quando vi que o desafio deste mês no Sweet World eram este bolinho, fiquei logo decidida a experimentar e esperei pelo aniversário do pai para as fazer.
Um bolo simples na confecção e agradável no sabor, leva a que se coma facilmente uma ou duas patas seguidas. E, embora não me tenham feito suspirar, houve quem aparecesse de surpresa na festa e se tenha teletransportado para a infância ao trincar este bolo, o que me fez muito feliz.
Se ainda não o conhecem, experimentem e digam lá se não vai bem com um café a acompanhar.



Ingredientes para o bolo:
- 4 ovos
- 120g de farinha
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 120g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de leite

Comece por forrar um tabuleiro com papel vegetal (usei de 40 x 25 cm, convém que seja grande para que a massa fique fina).
Bata as claras em castelo firme. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente o leite, a farinha peneirada e por fim as claras, envolvendo com cuidado. Verta o preparado para o tabuleiro e espalhe a massa de forma a obter uma camada uniforme.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos ou até o teste do palito sair seco.
Retire do forno e desenforme sobre um pano humedecido. Espalhe metade do doce de ovos e enrole com a ajuda do pano. Deixe arrefecer.


Ingredientes para o recheio e cobertura:
- 2 ovos
- 3 gemas
- 125g de açúcar
- 125ml de água
- 1 colher (chá) de amido de milho
- coco ralado qb
- canela em pó qb

Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar. Depois de levantar fervura conte 3 minutos e retire do lume. Deixe arrefecer um pouco.
À parte, misture as gemas com os ovos e o amido de milho. Coe e misture com a calda de açúcar. Leve novamente ao lume e mexa sempre até engrossar.

Montagem:
Corte as pontas da torta. Divida a torta em 5 partes iguais, depois dê um corte na diagonal em cada uma das partes de forma a obter 10 partes inclinadas. Barre a superfície inclinada e as laterais com o doce de ovos, polvilhe depois as laterais com coco ralado e faça um risco de canela em pó na superfície (como mostram as fotos). Sirva à temperatura ambiente ou frescas (eu prefiro bem fresquinhas).

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...