segunda-feira, 19 de março de 2018

Charlote de frutos vermelhos


Hoje é "dia do pai" em Portugal e como tal, não podia deixar passar a data sem preparar algo doce para o meu. Guloso como ele é (o mais guloso da casa garantidamente mas que não assume que o é), pensei em fazer algo que lhe enchesse as medidas mas que ao mesmo tempo fosse rápido de confeccionar e bonito de se olhar. Daí ter surgido esta charlote, bem simples mas bastante saborosa, pelo menos para quem a provou. 
E aí em casa, como está a ser festejado o dia do Pai? Existem gulosices?  



Ingredientes:
- 3 claras 
- 200ml de natas
- 1 embalagem de palitos "a la reine"
- 5 colheres (sopa) de açúcar 
- 4 folhas de gelatina
- 1 iogurte de aroma de framboesa

Para o molho de frutos vermelhos:
- 200g de morangos e framboesas (usei congelados)
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar (se for guloso, aumente a quantidade)
- sumo de meio limão pequeno

Comece por fazer o molho. Leve ao lume os frutos cortados em pedaços, o açúcar e o sumo de limão. Deixe cozinhar até que os frutos se desfaçam e o molho engrosse como se fosse uma compota. Retire do lume e deixe arrefecer.

Entretanto, corte os palitos "a la reine" ao meio. Coloque um aro num prato (eu usei um em forma de coração) e espalhe os palitos por toda a lateral da forma. Reserve.

Coloque de molho as folhas de gelatina em água fria durante cerca de 5 minutos. Depois escorra-as muito bem e leve-as a derreter uns segundos no microondas mas sem deixar ferver (cerca de 10 a 15 segundos na potência máxima). 

Bata as claras em castelo firme e acrescente 3 colheres de açúcar, sempre a bater, até obter um merengue firme. Bata as natas com as restantes 2 colheres de açúcar até ficarem bem firmes. Sempre a bater, acrescente o iogurte e 2 colheres (sopa) do molho de frutos vermelhos já frio. Depois envolva com cuidado as claras com uma espátula e por fim a gelatina derretida. Verta para a forma já preparada e leve ao frigorífico até solidificar. Por fim, verta o molho por cima e decore a gosto. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...