quarta-feira, 16 de maio de 2018

Açorda de camarão


Açordas, migas ou como lhes queiram chamar (confesso que ainda não percebi a diferença entre elas) são sempre algo que agrada e muito a todos cá em casa. E se for de camarão então ainda melhor. Portanto, hoje trago a nossa preferida e a que mais faço em casa. Além de rápida fica uma delícia e rende bastante. Espero que gostem e se ainda não se aventuraram pelo mundo das açordas, embarquem sem medo nesta viagem que não se irão arrepender (quase de certeza).




Ingredientes:
- 350g de camarão com casca (uso tamanho 60/80)
- 5 carcaças
- 4 dentes de alho picados
- um fio de azeite
- 2 ovos
- 1 folha de louro
- sal, pimenta e colorau
- 1 knorr de camarão (opcional)
- salsa fresca picada

Corte o pão em pedaços pequenos e coloque-os numa taça. Reserve.
Comece por cozer o camarão num tacho com água, sal, pimenta e a folha de louro. Depois de cozido, retire o camarão. Reserve alguns para a decoração e descasque os restantes, cortando-os em pedaços. Junte as cascas novamente no tacho com a água e triture com a varinha mágica. Coe e verta sobre o pão até ensopar bem. 
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e aloure o alho (cuidado para que não queime). Depois de alourado, acrescente o pão e tempere com colorau, pimenta e sal (se necessário). Deixe cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando até que a açorda engrosse. Nessa altura, acrescente o camarão e os ovos, mexendo rapidamente para que os ovos não cozam. Sirva de seguida, decorada com salsa picada e os camarões reservados.
Acompanhe com uma salada mista de tomate e alface.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...