terça-feira, 16 de outubro de 2018

Brioche de maçã e canela


Se existe produto que adoro é o pão. Seja doce ou salgado, simples ou com recheio, desde que seja pão eu simplesmente me delicio. E como eu, sei que existem inúmeras pessoas por este mundo fora com esta paixão também, não fosse o pão estar associado a todas as culturas gastronómicas.
Por essa razão, hoje não poderia publicar outra receita que não uma que me deixou (e a quem a provou) muito feliz, já que hoje é o dia do World Bread Day 2018, um evento que junta "padeiros" de todo o mundo numa mesa extraordinária onde o pão é rei. E como participação neste maravilhoso evento, levo comigo este brioche de maçã e canela, que combina o sabor fresco da fruta com o quente das especiarias, levando-nos automaticamente para o outono. Espero que gostem da minha sugestão e convido-vos a vir ver o desfile mundial desta iguaria comigo aqui ...




Ingredientes:
- 250ml de leite
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 500g de farinha
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 50g de margarina
- 1 colher (chá) mal cheia de sal

Para finalizar:
- ovo para pincelar
- compota de maçã (receita aqui)
- canela em pó
- 3 maçãs descascadas em fatias finas

Comece por dissolver o fermento de padeiro no leite. Junte todos os ingredientes e amasse até obter uma massa elástica e que não se grude nas mãos. Deixe levedar até duplicar o volume. (eu uso a máquina de fazer pão no programa amassar e levedar)
Passado esse tempo, retire a massa para uma bancada enfarinhada e estique até obter um rectangulo grande. Espalhe a compota por toda a massa, depois coloque as fatias de maçã e polvilhe a gosto com canela em pó. Enrole e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Dê uns cortes na superfície do pão e deixe levedar mais 30 minutos. Pincele com o ovo batido e leve ao forno a 200º, durante cerca de 20 minutos ou até dourar (não deixar cozer demais para o pão ficar fofinho). Deixe arrefecer sobre uma grelha e corte apenas quando arrefecer. Caso goste, pode polvilhar com açúcar em pó.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...