quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Pescada estufada com legumes e chouriço


Eu sempre fui uma grande adepta de carne mas cada vez mais tenho aprendido a gostar (e muito) de outras proteínas. E o peixe é uma delas, embora tenha de confessar que sou muito esquisita na escolha deles. E a conclusão a que tenho chegado é que quanto mais branca for a sua carne, mais eu gosto por isso a pescada (de preferência a chilena) é sem dúvida um dos peixes que mais gosto. 
Como é um peixe versátil, acaba sempre por habitar no congelador cá de casa e um dia destes, sem saber o que fazer para o almoço, saiu este peixe cheio de sabor que acompanhei com arroz e batata frita (uma novidade para mim porque só acompanhava com puré de batata ou batata cozida).  
Podem acreditar que ficou uma delícia e vai ser mais uma receita para repetir outras vezes, espero que gostem também...
PS: podem optar por outro peixe branco que gostem.


Ingredientes:
- 4 postas de pescada grandes
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- sumo de 1/2 limão
- 60ml de vinho branco
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 fio de azeite
- 1 folha de louro
- 1/3 de pimento verde
- 1/3 de pimento vermelho
- 1/2 chouriço de carne
- azeitonas qb
- sal, pimenta e colorau qb
- salsa fresca picada qb

Lave bem a pescada e tempere com sal, pimenta, colorau e sumo de limão. Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Entretanto, comece a preparar o refogado. Pique a cebola e os alhos. Corte os pimentos em tiras pequenas. Corte o chouriço em rodelas finas.
Num tacho largo refogue a cebola, o alho e o louro num fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o chouriço e deixe fritar um pouco. Acrescente o pimento, a polpa de tomate e o vinho, deixe refogar mais um pouco para que o molho apure. Junte o peixe, mexa de forma a que o peixe se envolva no molho e acrescente as azeitonas e um pouco de água para que o molho fique mais fluído. Deixe cozinhar até que o peixe cozinhe (cerca de 10 a 15 minutos). Depois de pronto, polvilhe com salsa fresca picada e sirva de seguida acompanhado com arroz branco e batata frita.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...