sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Doce da avó ... um creme com bolacha, café e natas


Quem tem um caderno de receitas desse lado?
Eu tenho e é daqueles com receitas da infância e mais umas quantas dos dias de hoje, que nos apaixonam quando provamos. E depois temos aquelas receitas que comíamos constantemente e que depois, por uma qualquer razão, se perderam no tempo. Isto para vos dizer que a receita que trago hoje foi uma dessas que voltei a ressuscitar do baú e que não comia há anos. Provavelmente todos já provaram o "doce da avó", um doce típico em qualquer restaurante português, por vezes conhecido também por "doce da casa". Digam lá se não se lembram? Pois, eu lembrei-me dele e assim apareceu ele num destes almoços de domingo. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- 500ml de leite
- 1/2 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) cheia de amido de milho
- 200ml de natas (35%)
- bolachas maria qb
- café forte qb (eu diluí 1 colher (sopa) de café solúvel em 120ml de água)
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- cacau em pó para polvilhar

Separe as gemas das claras. Num tacho, misture o leite condensado com as gemas, o amido de milho e o leite. Leve ao lume até engrossar. Depois de pronto, verta para uma taça funda.
Demolhe as bolachas no café e coloque-as sobre o creme (eu gosto de demolhar bem e colocar duas camadas de bolacha). Deixe o doce arrefecer por completo.
Entretanto bata as claras em castelo firme e reserve. À parte, bata as natas com as 3 colheres de açúcar até obter um chantilly. Misture com cuidado as natas nas claras e depois do doce frio, espalhe-as por cima do creme. Por fim, polvilhe com o cacau em pó e guarde no frigorífico até à hora de servir. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...