terça-feira, 27 de outubro de 2015

Almôndegas de feijão branco com aromas orientais

Eu sou uma pessoa que gosta imenso da cozinha portuguesa mas que também gosta de experimentar novos sabores e estou sempre à procura de coisas um pouco diferentes. Além disso, tenho procurado fazer uma refeição "meat free" por semana para variar um pouco na alimentação, sendo as leguminosas uma das minhas escolhas preferidas nestas alturas. 
Com um desejo súbito por almôndegas surgiu-me então a ideia de fazer umas almôndegas vegetarianas. Partindo de uma receita de almôndegas de carne que tinha, foi só ajustar a receita e assim surgiram estas deliciosas bolinhas (que infelizmente se desfizeram um pouco) mas que me souberam tão bem, com um molho bem guloso.


Ingredientes para as almõndegas:
- 1 lata grande de feijão branco
- 1/2 cebola picada
- 1/2 cenoura ralada
- 1/4 de pimento vermelho em cubinhos
- salsa picada qb
- farinha de trigo qb
- 2 colheres (sopa) de pão ralado
- azeite, sal e pimenta qb
- 1 colher (café) de mostarda

Para o molho:
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 chávena de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 colher (sobremesa) de cominhos
- 1 colher (sopa) de açafrão
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 dl de vinho branco
- 1 casca de limão

Esmague o feijão com um garfo. Leve ao lume o azeite e refogue a cebola, a cenoura e o pimento. Junte depois a salsa, a mostarda, o pão ralado, os temperos e a farinha até obter uma pasta que consiga moldar. Deixe arrefecer e faça bolinhas, passando-as por farinha.
Misture a polpa de tomate com as especiarias até formar uma pasta.
À parte, leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola, o alho e o louro. Junte o vinho, a mistura de tomate e o caldo de galinha dissolvido num pouco de água. Deixe refogar um pouco e junte a casca de limão e as almôndegas, deixando-as refogar uns dez a quinze minutos para apurar. Sirva de seguida, acompanhado de arroz branco e salada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...