sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Arroz de grelos com bolinhas de alheira

Cá em casa, durante a semana as refeições são sempre simples e rápidas de fazer. Mas como em todas as casas, há dias em que a vontade ou melhor, a imaginação, parece que nos abandonam e ficamos sem ideias para o almoço. Mas como não se pode deixar o pessoal passar fome (senão é cá um mal humor), temos de improvisar com o que há no frigorífico. Tinha uns grelos trazidos pelo meu tio no frigorífico (bastou falar do meu gosto por grelos à hora do almoço e tinha dois molhos deles ao jantar), uma alheira a sentir-se sozinha e uns restos de arroz a pedirem para ser usados o mais rápido possível e assim surgiu uma refeição rápida e que soube muito bem...

Ingredientes para as bolinhas de alheira (já tinha feito aqui):
- 1 alheira
- restos de arroz cozido
- 1/4 de cebola picada
- leite qb
- farinha qb
- sal e piri-piri
- pão ralado (aromatizei com oregãos, salsa e alho)

Para o arroz de grelos:
- 1 medida de arroz
- 3 medidas de água
- grelos qb
- cebola picada
- azeite e sal qb

Triturar a alheira com o arroz. Levar ao lume o azeite com a cebola, juntar a mistura de alheira, temperar, juntar o leite e polvilhar com a farinha. Mexa sempre até descolar do tacho e deixe arrefecer um pouco. Molde bolinhas, passe por farinha, ovo batido e pão ralado. Depois é só fritar e colocar sobre papel absorvente para escorrer.

Para o arroz, faça um refogado com a cebola e o azeite, quando amolecer junte o arroz até ficar transparente. Junte a água a ferver, os grelos e o sal e deixe cozinhar em lume brando. Sirva o arroz bem malandrinho com as bolinhas de alheira.

 * Esta receita não é nenhuma especialidade mas quando temos pressa e não sabemos o que fazer, esta é uma solução bem saborosa e com ingredientes portugueses que eu tanto gosto. O pão ralado aromatizado fez toda a diferença no sabor final das bolinhas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...