segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Risotto de morcela e grelos



Um risotto bem português, que de italiano só tem a base, foi o almoço de um domingo asolarado, dia de outono perfeito. A ideia era para ser de alheira e grelos, uma conjugação de sabores que eu adoro, mas não tinha a dita cuja e em vez disso, veio a sua prima morena para dar sabor a este prato ( já diz o ditado que quem não tem cão caça com gato, neste caso quem não tem alheira faz com morcela:). Adorei a mistura de sabores, uma escolha perfeita (embora confesse que não gosto muito da apresentação) que nos surpreendeu bastante pela positiva. Receita a repetir mais vezes, sem dúvida. Mas passemos à receita ...

Ingredientes:
- 1 morcela
- grelos qb
- arroz para risotto ou arroz carolino
- 1/2 cebola picada
- 1 noz de margarina
- vinho branco qb
- sal e pimenta qb
- queijo flamengo qb

Coza a morcela e reserve. Na mesma água, dê uma fervura ao grelos e reserve.
Num tacho, refogue a cebola na margarina até esta amolecer, junte o arroz e mexa até ficar transparente, regue com o vinho e deixe evaporar. Vá juntando a água de cozer a morcela aos poucos, deixando sempre evaporar a que se acrescentou anteriormente. A meio da cozedura, junte a morcela às rodelas (reserve algumas para decorar*) e os grelos e mexa. Tempere com sal e pimenta e quando o arroz estiver cozido, desligue o lume, junte o queijo ralado e mexa. Sirva de imediato, decorado com as rodelas de morcela que reservou. Espero que lhes saiba tão bem como nos soube a nós :)

* Se quiser pode levar as rodelas da morcela à frigideira com um pouco de azeite até elas ficarem crocantes de ambos os lados e depois deixe escorrer sobre papel absorvente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...