terça-feira, 20 de outubro de 2015

Uns bolos lêvedos para uma tarde de verão



Hoje, para variar, acordei e estava um dia excelente de verão. Sendo assim, à que aproveitar estes raios de sol e fazer um lanchinho no jardim com a companhia dos passarinhos (e de algumas moscas que teimam em vir picar onde não devem). 
A receita que trago hoje foi baseada numa outra que encontrei-a aqui e adorei o resultado final. São uns pãezinhos cozidos na frigideira que servem tanto para recheios doces como salgados (os meus preferidos). Experimentem e vão ver como são muito bons. 





Ingredientes (depois de umas alterações, para não variar):
- 2,5dl de leite
- 50g de açúcar
- 15g de fermento padeiro fresco
- 1 ovo
- 15g de margarina
- raspa de meio limão
- 1 colher (sopa) de aguardente, whisky ou rum
- 1 colher (chá) de sal
- 550g de farinha 65

Coloque todos os ingredientes na MFP, tendo o cuidado de não misturar o sal com o fermento e ligue o programa amassar e levedar. No final, do programa, forme bolas do tamanho desejado, achate-as e deixe levedar até aumentar de volume. Leve a cozer numa frigideira aquecida (manter o lume brando para não queimarem) até ficarem cozidos de ambos os lados. Estes acompanhei com queijo da serra, tomate cherry e rúcula, uma delícia.

Nota: como faço sempre a mais, congelo-os já partidos ao meio, para facilitar. Quando quero comer, coloco uma fatia de queijo e outra de fiambre e depois levo a descongelar no microondas (uma delícia com o queijo a derreter).
- cozer sempre em lume baixo porque eles tendem a ganhar cor muito depressa e queimar.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...