terça-feira, 10 de novembro de 2015

Angel cake de limão (ou bolo de claras com limão)


Eu considero-me um bom garfo, gosto tanto de doces como de salgados, não sou nada esquisita (apenas no que se refere a alguns peixes). No entanto, quando chega a hora de ir para a cozinha, confesso que o que me dá mais prazer fazer são os petiscos para um lanche ou entrada e os DOCES, sejam para o lanche ou para a sobremesa :)
Após a entrega de uma encomenda, reparei que fiquei com várias claras numa tigela e como já tinha algumas caixas com claras no congelador, não quis aumentar ainda mais a quantidade e resolvi gastá-las logo. A minha atenção recaiu logo por um bolo de claras, já que estávamos perto do lanche mas todos os bolos que tinha eram com manteiga e cismei que não iria pôr gordura no bolo. Então a solução foi dar uma volta pela net e encontrei aqui uma receita da Martha Stewart que me agradou mas pronto, lá fui eu alterar algumas coisinhas, primeiro porque não tinha cremor tártaro e depois porque queria um bolo de limão. Deixo aqui a minha versão, que não ficou bonitinho, de altos e baixos, mas de sabor óptimo, principalmente com o creme por cima e com uma consistência muito leve, difícil comer apenas uma fatia ...


Ingredientes:
- 8 claras (tamanho médio)
- 200ml de açúcar
- 160ml de farinha com fermento
- 1 pitada de sal
- raspa e sumo de meio limão

Bater as claras em castelo, quando começarem a ficar firmes, juntar o açúcar e continuar a bater até ficar um merengue. Misturar o limão, o sal e a farinha peneirada, com movimentos suaves para as claras não perderem o ar. Verter para uma forma de buraco, sem untar. Passar uma faca sobre a massa para quebrar possíveis espaços de ar e alisar a superfície. 
Levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 minutos (como os fornos variam muito, convém fazer o teste do palito). Colocar a forma sobre uma grade, virada para baixo, mas sem desenformar e deixar arrefecer totalmente. Desenformar e cobrir com o creme, se desejar (eu aconselho).

Para o creme:
- 1 ovo
- 70g de açúcar
- sumo e raspa de 1 limão
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 3 colheres (sopa) de leite

Misturar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Quando sair do lume, mexa mais um pouco vigorosamente e cubra a superfície do bolo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...