domingo, 1 de novembro de 2015

Bôla de carnes (ou de trás-os-montes)


Quem não gosta de um pão bem recheado com carnes? Eu confesso que não gosto, ADORO e é um dos meus salgados preferidos, digo mesmo que não consigo resistir a uma boa fatia. Mas, talvez por gostar tanto, tornei-me bem exigente, principalmente na massa, e ando sempre à procura da receita perfeita (embora a perfeição seja algo muito subjectivo). 
Esta receita é baseada numa que encontrei num dos livros mais antigos cá de casa, comprado pelo meu pai quando se casou (não fosse a minha mãe ser uma azelha na cozinha - ele teve sorte), o "doze meses na cozinha". Este livro esteve esquecido durante longos anos, diz a minha mãe "por ter muitos ingredientes desconhecidos" mas ganhou agora uma nova vida comigo (e com ela), já que os ingredientes estranhos de há 30 anos atrás, são dos mais comuns nos dias de hoje :)
Embora eu tenha outras receitas de massas de bôlas, esta é a que eu mais faço quando quero colocar carnes mais fortes no recheio como presunto, salpicão, ... , por considerar uma conjugação perfeita entre os sabores. Mas passemos agora à receita, que é isso que interessa ... e aproveitem este domingo para fazer ao lanche :)

Ingredientes:
- 500g de farinha
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 5 ovos
- 1 colher (chá) de sal (mal cheia porque as carnes já têm sal)
- 90g de margarina
- 2 colheres (sopa) de azeite
- leite qb
- carnes variadas qb (usei bacon, presunto, chourição, fiambre, mortadela e frango estufado)

Dissolver o fermento num pouco de leite. Colocar todos os ingredientes na máquina do pão (primeiro os líquidos e depois os sólidos), programa amassar e levedar (quando começar a amassar pode ser necessário colocar um pouco de leite) . No fim do tempo, esticar a massa, colocar metade das carnes no centro, dobrar uma das partes da massa, colocar novamente as carnes e dobrar a última parte da massa. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e deixar levedar mais um pouco (de preferência até duplicar de volume). Pincelar com ovo batido e levar ao forno a 200º, durante 30 a 45 minutos. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...