sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Croissants folhados (à francesa)


Quem não gosta de croissants que levante o dedo ... pois, bem me parecia que iria ver pouquíssimos dedos no ar. Eu sou uma das fãs de croissants, de preferência levemente folhados, com uma fatia de queijo ou fiambre. 
No entanto, confesso que é mais fácil comprá-los já prontinhos do que fazê-los em casa. Mas como nunca sabemos o que comemos quando compramos algo já pronto, eu vou fazendo o sacrifício de os esticar, dobrar, esticar, dobrar, ... bem, vocês vão ver se quiserem experimentar. Esta receita encontrei-a aqui já há algum tempo e desde então nunca mais experimentei outra. Agora que o fim de semana está à porta, aproveitem para fazer estas delícias ... ah, estava a esquecer-me de dizer que recheados com nutella também não são nada maus ;) 


Ingredientes*:
- 450g farinha de trigo 65
- 260ml leite
- 10g de margarina mole
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar (eu coloco 1 colher de sopa)

Para folhar:
- 150g de manteiga (eu coloco 100g de margarina)
- 1 ovo batido

Colocar todos os ingredientes na MFP, programa amassar (ou amassar à mão até obter uma massa elástica). Deixar repousar a massa numa tigela tapada durante 30 minutos. 
Estender a massa com o rolo até obter um rectângulo grande, espalhar a margarina no centro e dobrar a massa em 3. Levar ao frio durante 10 minutos (se estiver calor, deixo mais tempo). Dar 1/4 de volta à massa de forma a que o rectângulo fique na vertical, esticar de novo, dobrar em 3 e levar ao frio mais 10 minutos. Repetir a operação mais 3 vezes. (caso esteja tempo frio, pode fazer as dobras seguidas, sem mandar ao frio estas vezes todas, basta mandar antes de esticar a última vez) 
No final, esticar a massa até obter um rectãngulo grande, cortar ao meio de forma a obter duas tiras e depois cortar em triângulos**. Enrolar cada triangulo da parte mais larga para a mais estreita, sem apertar, tendo o cuidado de colocar a ponta final por baixo do croissant. Deixar levedar 1 hora ou até duplicar de volume***. 
Pincelar com ovo batido e levar ao forno, pré-aquecido a 220º, durante cerca de 20 a 25 minutos (o tempo varia de forno para forno, por isso convém verificar para não ficarem demasiado secos).


* Eu costumo fazer 1 receita e meia para ter sempre alguns de reserva no congelador.

** Nesta fase pode rechear com nutella, queijo e fiambre, creme pasteleiro, ... ou deixá-los simples para depois decidir na hora qual o recheio que lhe apetece :)

*** Depois de levedados, podem ser congelados num tabuleiro e posteriormente guardados em sacos plásticos. Quando quiser utilizar, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite, deixar levedar 30 minutos (eu costumo colocar no forno pré aquecido a 50º e depois desligo), pincelar com ovo e cozer. Também pode congelar já assados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...