terça-feira, 17 de novembro de 2015

Lombinho de porco com açorda

 
Eu sou uma fã de carne, disso não tenho dúvida e esta receita, embora bem simples e com poucos ingredientes, fez as delícias de todos nós cá em casa. No entanto, embora possa parecer impossível, não foi o lombinho de porco (considerado o filé mignon do bicho) que sobressaiu neste prato mas sim o acompanhamento, que embora simples, teve um toque diferente e que nos surpreendeu pela positiva. Se puderem, experimentem e dêem a vossa opinião ...

Ingredientes (para 3 pessoas):
- 1 lombinho e meio de porco
- sal, pimenta e alecrim
- 2 dentes de alho
- vinho branco qb (usei cerca de 4 colheres de sopa)
- vinho do porto qb (usei cerca de 2 colheres de sopa)
- azeite qb

- pão qb (usei 4 carcaças)
- 1 caldo de carne
- alhos picados qb (usei 3 dentes de alho)
- colorau, sal e pimenta qb
- azeite qb

Cortar os lombinhos em fatias e temperar com sal e pimenta. Numa frigideira, levar ao lume o azeite, alhos esmagados e um raminho de alecrim. Juntar a carne e deixar ganhar cor de ambos os lados. Juntar o vinho branco e o vinho do porto e deixar acabar de cozinhar e o molho reduzir um pouco.
Entretanto, preparar a açorda. Levar ao lume um pouco de água (o suficiente para demolhar bem o pão) com um caldo de carne e uma pitada de pimenta. Cortar o pão em pedaços pequenos e verter uma porção desta água quente sobre ele, desfazendo-o. 
Levar um tacho ao lume com o azeite e os alhos picados finamente. Deixar refogar (cuidado para não queimar), juntar o pão, o colorau e mexer até obter a consistência desejada (pode juntar um pouco mais de água se gostar da açorda mais fluída). Rectificar os temperos, se necessário, e servir de seguida.    


* O colorau utilizado foi comprado em Espanha e foi o toque especial nesta açorda, garantindo-lhe um sabor "fumado" muito bom. Aconselho a quem tiver a oportunidade de ir até Espanha, comprar o pimentão doce deles que nada tem a ver com o nosso, de sabor e cheiro muito característico, é uma mais valia para certos pratos como foi o caso desta açorda :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...