quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Tarte gelada de bolacha


Tarte gelada de bolacha é uma daquelas receitas da minha infância, era a sobremesa que estava sempre no congelador, para qualquer visita inesperada. Depois, com o passar dos anos, ela passou a ser menos frequente e outras tomaram-lhe o lugar. No entanto, posso dizer que continua a ser presença assídua sempre que os meus padrinhos vêem cá a casa porque o meu padrinho, galego de gema, adora esta tarte e não consegue resistir a duas boas fatias :)
Com o verão de S.Martinho, aproveitem para fazer esta tarte que, regra geral, é aprovada por todos e com as temperaturas que têm estado, vai sempre bem um geladinho ou não? 

Ingredientes:
- 400ml de natas
- 3 claras*
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 200g de bolacha maria
- leite qb

- 6 gemas
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de água

Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly. Bata as claras em castelo e envolva nas natas. Forre uma forma redonda de 20cm de diâmetro com película aderente** (para desenformar melhor) e vá fazendo camadas de bolacha embebida em leite e creme de natas. termine com uma camada de natas e leve ao congelador até endurecer. 
Entretanto, misture as gemas, o açúcar e a água com uma vara de arames, leve ao lume até engrossar e deixe arrefecer. Quando a tarte estiver solidificada, barre com o creme de ovos e leve novamente ao congelador. Convém retirar do frio cerca de 15 a 20 minutos antes de servir.  

* Inicialmente eu não usava mas acho que o creme fica mais leve e assim também se fica com menos claras guardadas :)

** Também pode usar uma forma de mola, eu não uso porque como não comemos toda de uma vez, acho mais fácil de voltar a congelar se estiver com uma película aderente para colocar novamente na forma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...