segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Doce de custard e gelatina ... ou uma espécie de trifle pobre


Com o frio que está lá fora, só apetece estar à tarde bem embrulhada numa manta, sentada no sofá com um chá quentinho, a ver uma boa série de televisão. No entanto, isso não implica que não possamos comer algo fresco ao almoço e como domingo é dia de sobremesa, este fim de semana não podia ser diferente. Estas tacinhas surgiram de improviso, mais concretamente da necessidade de gastar uns ingredientes e experimentar outros. Como ficaram bem saborosas, não quis deixar de partilhar esta gulosice com vocês, que fica fresca (sem nos gelar) e doce qb, receita a repetir várias vezes ... 




Ingredientes:
- bolo de baunilha qb (restos de bolo)
- 1 pacote de gelatina de ananás

- 2 claras
- 1 colher (sopa) mal cheia de açúcar
- coco ralado qb

Para o creme:
- 500ml de leite magro
- 3 colheres (sopa) mal cheias de açúcar
- 2 e 1/2 colheres (sopa) cheias de custard powder*
- 1 colher (sopa) de margarina (para a próxima vou omitir)
- 1 casca de limão grande
- 1 pau de canela

Comece por preparar a gelatina conforme as instruções da embalagem, leve ao frio até solidificar e corte em cubos pequeninos. Corte o bolo em cubinhos e reserve.
Dissolva a farinha custard em metade do leite, junte os restantes ingredientes e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre. Retire e tape com película aderente (colocar mesmo por cima do creme para ele não ganhar uma camada dura). 
Bata as claras em castelo, junte a colher de açúcar e continue a bater até ficar bem firme, Envolva no creme já morno.
Em taças individuais ou numa taça grande coloque uma camada de creme, uma de bolo, uma de creme, uma de gelatina e finalize com outra de creme. Polvilhe com coco ralado e leve ao frio até refrescar.  


Notas:
- pode alterar os sabor do bolo e da gelatina. Também pode substituir o bolo por bolachas.
- se quiser, junte fruta fresca (de preferência do sabor da gelatina)

* custard powder é uma farinha de amido de milho com sabor a baunilha, geralmente encontra-se nos supermercados junto aos produtos para fazer doces e sobremesas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...