domingo, 20 de dezembro de 2015

Pão de ló ... a receita perfeita (pelo menos cá em casa)

Ficou um pouco tostadinho mas cá em casa gostam assim :(
Adoro pão de ló e este é mais um dos doces que nunca falta na nossa mesa de Natal. Tendo preferência por o pão de ló de fatia e não o de ovos moles, experimentamos algumas receitas mas esta tornou-se mais uma cá de casa e posso-vos dizer que esta é mesmo perfeita, não tem como errar mesmo. 
Digo isto porque no Natal do ano passado, quando o estava a preparar, tudo correu mal. A farinha já tinha acabado a validade (era do irmão que compra a farinha e se esquece dela no armário) e era sem fermento, eu como não reparei também não coloquei fermento e, para complicar um pouco mais, as claras não ficaram em castelo firme. Quando o coloquei no forno estava mesmo convencida que seria algo digno do lixo e não da mesa de consoada mas, contrariando tudo e todos, saiu fofo, húmido qb e cresceu, mesmo sem o dito fermento. 
Concluindo, é a receita perfeita :)

Como podem ver, este é o tal em que tudo correu mal 
Um interior mesmo fofo e delicioso  
Ingredientes:
- 9 ovos
- 3 gemas
- 300g a 340g de açúcar (consoante a gulosice)
- 150g de farinha com fermento

Bater as gemas com o açúcar durante 15 minutos até obter um creme leve e fofo. Juntar a farinha com cuidado e por fim as claras batidas em castelo. Verter para uma forma de buraco forrada com papel próprio (ou em último caso papel cavalinho, daquele que se usa para desenhar). Levar ao forno a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até dourar e o teste do palito sair quase seco. Cá em casa gostamos dele levemente húmido mas se gostar mais seco, deixe ficar no forno até o palito sair completamente seco. Ele fica bom de qualquer forma :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...